Cursos de obstáculo, também conhecido como obbies or obbys, são um gênero de experiências em que os jogadores devem superar vários obstáculos para vencer. Normalmente, os percursos de obstáculos incluem pontos de verificação em cada estágio ou nível. Uma sala para os vencedores normalmente pode ser encontrada no final.
Pistas de obstáculos podem variar em dificuldade, duração ou decoração dependendo da experiência jogada. Cada estágio ou nível normalmente requer que o jogador use controles para concluí-lo. Percursos de obstáculos mais difíceis podem exigir movimentos extremamente precisos para serem concluídos.
Conteúdo
- 1 variedade
- 2 Crítica
- 3 obstáculos recorrentes
- 4 Área do Vencedor
- 5 curiosidades
variedades
Existem muitos formatos diferentes para o gênero de pista de obstáculos:
- Obbies clássicos - Os obbies clássicos normalmente têm muito pouca decoração e um enredo indistinto. Os próprios níveis geralmente apresentam plataformas genéricas sobre um grande vazio.
- Obbies baseados em histórias - Obbies baseados em história normalmente têm um enredo único, enquanto dão ao jogador obbies e às vezes minijogos.
- Fuga de obbies - Os obbies de fuga eram normalmente muito mais detalhados na decoração com um enredo definido em comparação com os obbies clássicos. A premissa principal era escapar de um edifício ou objeto, como "Escape the Bank Obby", "Escape School Obby" e muito mais.
- Obbies de clickbait - Obbies clickbait normalmente abusam do comportamento da barra de pesquisa, enviando spam para a palavra "Obby" no título e na descrição para trazer sua experiência para o topo dos resultados. Cada experiência é tipicamente apenas uma versão republicada de um obby já existente. As experiências freqüentemente tentarão persuadir o jogador a comprar passes. Além disso, algumas dessas experiências irão teletransportar o jogador para outra experiência obby ou completamente não relacionada após a conclusão.
- Obbies do gráfico de dificuldade - Obbies do gráfico de dificuldade são projetados para aumentar gradualmente em dificuldade. Existem pontos de verificação em cada fase e os jogadores devem, em vez de mirar no final, ir o mais longe possível e avaliar suas habilidades. Esses obbies são quase sempre baseados em alguma versão do gráfico de dificuldade das Torres do Inferno do Juke.
- Obbies em camadas - Os obbies em camadas baseiam-se no ponto de verificação sem (alguns obbies em camadas têm pontos de verificação, enquanto a maioria não) ou no princípio das partes do lado do servidor. O sistema de camadas foi criado pelo IceNsalt para classificar a dificuldade desses obbies. Esse sistema vai do nível 1 ao 25. Qualquer valor acima de 25 não é avaliável, pois a comunidade ainda não progrediu tanto. O sistema foi originalmente baseado na ideia de que cada nível ascendido significava um aumento de dificuldade 2x. Essa ideia foi abandonada depois que a comunidade hierárquica negligenciou a regra e ramificou as dificuldades de obby de ideais baseados em opinião. O novo sistema é baseado na dificuldade de saltos.
- Obbies tipo torre - Esses percursos de obstáculos assumem a forma de uma torre (às vezes gerada aleatoriamente), e o objetivo é viajar de baixo para cima. Muitas vezes apresentam poucos ou nenhum ponto de verificação ou redes de segurança e, como tal, são considerados notoriamente difíceis. A origem dessa tendência, apesar da crença popular, é Inferno: Reborn de Obren (costumava ser conhecido como Kiddie's Towers of Hell, que mudou de proprietário e se tornou Juke's Towers of Hell).
Crítica
Por volta de 2013, os membros do Builders Club criaram percursos de obstáculos que afirmavam conceder Robux, ingressos ou Builders Club gratuitos. No entanto, essas experiências foram scams, pois não é possível ganhar dinheiro ou assinatura grátis. Essas experiências foram normalmente construídas usando as ferramentas de construção incluídas em servidores pessoais.
As experiências da Obby também foram culpadas de publicidade enganosa, com miniaturas e outros recursos enganosos desde a sua concepção. Geralmente, a qualidade dos obbies nos últimos anos tem melhorado devido ao esforço dos desenvolvedores nos detalhes e na jogabilidade de suas experiências. No entanto, clickbait ainda corre solta.
Obstáculos recorrentes
Existem muitos tipos de obstáculos que ocorrem com frequência na maioria das experiências obby.
Obstáculos comuns
- Lava salta - Nessas fases, os jogadores devem pular tiras, geralmente feitas de lava / tijolos, sem tocá-las.
- Corda bamba - Partes estreitas / curvas os jogadores devem caminhar sem cair.
- Saltos de plataforma - Saltos básicos de uma parte para outra.
- Labirintos- Tentando encontrar o caminho certo para sair do labirinto.
- Escolha um caminho / porta - Uma série de caminhos onde o jogador deve escolher um de uma série de caminhos ou portas. Normalmente, apenas um caminho possui a propriedade CanCollide ativada.
- Às vezes, o caminho correto é encontrado usando a câmera na peça para ver se o CanCollide está ligado ou não.
- Às vezes, os caminhos incorretos matam o jogador em vez de desligar o CanCollide para evitar trapacear usando a câmera na peça.
- Às vezes, o jogador pode simplesmente envolver as portas em vez de adivinhar.
- Escalada - Obstáculos simples que obrigam o jogador a subir a escada, normalmente uma treliça.
- slide - Obstáculos que exigem que os jogadores deslizem por eles para levar os jogadores a outro nível ou teletransportá-los para outras experiências.
- O uso de slides para teletransportar jogadores para outras experiências é usado principalmente por desenvolvedores para obter mais visitas ao local. Obbies com esse tipo de slides são chamados de lugares de teletransporte.
- Speedrun - Curso em que a velocidade do jogador é altamente aumentada.
- Saltos de árvore - Plataformas envolvendo um pilar central alto.
- Wraparounds - Paredes que devem ser saltadas (enroladas).
- Escalada - Parede grande e alta com pequenas saliências espalhadas aleatoriamente.
Obstáculos incomuns / complexos
(Algumas técnicas nesta categoria são adequadas para usuários móveis) Os obstáculos que ocorrem em percursos de obstáculos mais complexos e difíceis incluem:
- Long wraparounds - 8 a 12 paredes de vigas que devem ser saltadas
- Wallhopping - Saltar repetidamente em dois tijolos que se tocam horizontalmente (parando resultará em uma queda engraçada).
- Wallhop profunda - Saltar sobre dois tijolos que se tocam horizontalmente, exceto que o tijolo mais alto sobressai até cerca de 0.3 pinos.
- Movendo a escada - Semelhante a wallhops, mas em uma treliça ou escada, para que o jogador não salte repetidamente.
- Abraço na parede - Andando em algum tipo de treliça.
- Recorte de emoção - Uso de Roblox Emotes para cortar paredes de vigas de 0.1-1.5.
- Emote deslizamento - Uso de Roblox Emotes para deslizar através das paredes. O deslizamento de riso geralmente permite 40 deslizamentos de parede de vigas. O jogador pode deslizar em paredes de qualquer comprimento, mas isso requer habilidade.
- Recorte giratório - Cortar através de uma parede enquanto está em um girador de velocidade de 0.5.
- Lava envolvente - Wraparounds, exceto que a parede é lava.
- Envolvimento complexo - Wraparounds com duas ou mais rotações no ar. Comum em obbies mais difíceis.
- Corte de canto - Corte através de um canto em uma parede ou parte para passar por ele
- Recorte de livro - É o mesmo que recorte de canto, mas é mais complexo.
- Recorte de parede plana - Idem.
- Salto em comprimento - Saltos com mais de 12 pregos de largura.
- Rebatedores de cabeça - Blocos de partes alinhados verticalmente, o que exige que o jogador salte e se mova para trás, e então para frente para chegar à próxima parte. Eles são freqüentemente vistos em experiências na Torre do Inferno.
- Wallwalking - O mesmo que wallhopping, mas sem pular, é comum em obbies que foram feitos para serem impossíveis.
- Túneis de longo envoltório - Wraparounds que são longos e passam por um espaço amplo de 2 vigas.
- Envolvimento de falhas - Wraparounds que são impossíveis de fazer normalmente, então ao invés de fazer normalmente, o jogador terá que executar um canto rápido e pular. Os envoltórios de glitches de longa distância são possíveis devido a razões desconhecidas.
- Walkarounds - Wraparounds, mas há uma parte no topo que impossibilita o salto total. Em seções de no-jump onde o salto é proibido, pode não haver uma parte no topo.
- Wallhop envolvente - Wallhop com um envolvente.
- Wallwalk envolvente - Wallwalk com um wraparound, estes são quase impossíveis e geralmente só são encontrados em obbies que são feitos para serem impossíveis.
- Saltos de borda - Sempre que houver uma saliência e houver um teto que impossibilite o salto normal, o jogador terá que se agarrar à saliência, virar para trás e, em seguida, avançar para a plataforma que o jogador pretende ir.
- Alojamento - Quando estiver em um gap de 1.7 para 1, o jogador deve virar a câmera se as pernas do avatar tocarem nas peças coloridas.
- Alojamento na parede - Quando em um gap de 1.5 stud, o jogador deve fazer seu personagem ficar 45 graus para a esquerda ou direita e segurar W e D. Se estiver à direita, W e A, se for à esquerda, o jogador começará a flutuar lentamente.
- Recorte de lag - Segure a parte superior da janela e, em seguida, siga em frente.
- Corte de treliça - Basicamente recorte de cantos, mas o jogador tem que fazer rápido, pois o jogador está em uma treliça e se o jogador falhar, eles cairão.
- Emote de salto - Sem pular, o mais longe que o jogador consegue subir em uma plataforma de uma vez são dois pregos. Com uma técnica semelhante ao recorte de dança, o jogador pode subir uma plataforma de 3 vigas de espessura. Todos os emotes, exceto / e point, podem ser usados para esta técnica.
- Matar tijolo pulando- O jogador deve mover seu came da esquerda para o centro ou da direita para o centro, e se o jogador tiver sorte, ele não morrerá.
- Recorte de sorte - O mesmo que recorte de atraso, mas sem segurar a janela. Também é possível com a física quebrada, embora aparentemente tenha sido corrigida.
- Controle de arremesso - O jogador tem que se arremessar, mas usar qualquer forma de brecha na física Roblox para controlar para onde o arremesso os envia.
- Arremesso de cunha - Salte de uma plataforma alta para a borda de uma cunha voltada para o lado. Isso lançará o jogador para a frente.
- Envoltório de arremesso de cunha - O mesmo que arremessar em cunha, mas enquanto o jogador é arremessado para frente, o jogador tem que fazer um envoltório no ar.
- Emote de salto - O uso de emotes para obter um botão. Isso não parece ter qualquer utilidade em obbies "puristas".
- Salto de dança - Esta técnica que usa / e dance2 é semelhante ao recorte de saudação / e em R15. Ele permite um salto de 11 pinos na parede de altura, mesmo se houver um jumparound de dois pinos.
- Clipe de canto no ar - O mesmo que corner clipping, mas o jogador tem que fazer isso no meio do ar. É comum em obbies que foram feitos para serem impossíveis.
- Clipe de livro no ar - O mesmo que o recorte de livro, mas o jogador tem que fazer isso no ar. É comum em obbies que foram feitos para serem impossíveis.
- Clipe de sorte no ar - O mesmo que o recorte de sorte, mas o jogador tem que fazer isso no ar. É comum em obbies que foram feitos para serem impossíveis.
- Clipe de parede plana no ar - O mesmo que o recorte de parede plana, mas o jogador tem que fazer isso no ar e é baseado na sorte.
- Clipe de atraso no ar - O mesmo que o recorte de lag, mas o jogador tem que fazer isso no ar e é baseado na sorte.
- Salto da parede da lua - Semelhante ao wallhopping, mas o jogador recebe 100 tachas. Essa técnica é baseada na sorte.
- Salto de parede natural - Semelhante ao wallhopping sem sacudir. É baseado na sorte.
- Salto de parede profundo natural - Semelhante ao wallhopping sem sacudir, mas é um salto de parede profundo. Essa técnica é baseada na sorte.
- CanCollide-False Jumps - Semelhante aos saltos de plataforma, mas a plataforma é CanCollide-false. É extremamente baseado na sorte.
Área do Vencedor
Cada obby normalmente tem uma área especial de vencedores que pode incluir prêmios como ferramentas, personalização de personagens e muito mais:
- Ferramentas:
- Caminho as ferramentas podem ser usadas para serem transportadas de uma área do jogo para outra rapidamente. Eles são ativados segurando o botão esquerdo do mouse e movendo a câmera e o jogador para navegar. Historicamente, os caminhos podiam ser usados para interferir na conclusão do obby de outros jogadores, mas isso não é mais possível devido às atualizações recentes do Roblox.
- Super pulo ferramentas permitem que o jogador salte anormalmente alto. Essas ferramentas são menos frequentes em jogos obby modernos, pois as atualizações do Roblox as danificaram.
- Teleport ferramentas permitem ao jogador se teletransportar para onde clica. Semelhante ao Superjump, eles são menos frequentes nos jogos obby modernos, pois as atualizações do Roblox os quebraram.
- Social ferramentas são fornecidas ocasionalmente, incluindo equipamentos como Bloxy Cola, Teddy Bloxpin e muito mais.
- Bodel Park - Uma área de personalização de avatar às vezes pode ser encontrada no final de um obby. Esta área inclui partes que mudam a face do personagem do jogador ao tocar, trocadores de cor de pele, vários cabelos e chapéus que podem ser colocados e muito mais. No entanto, essas alterações não são salvas se o jogador morrer ou sair do jogo.
- Quadrados de velocidade - Em alguns obbies, no final, quadrados coloridos que dizem 50% de velocidade fariam o personagem do jogador andar mais rápido quando pisado.
- Badges - A maioria dos obbies tem emblemas no final da pista de obstáculos ou a cada poucos estágios. A maioria dos obbies pode dar esses emblemas de graça, basicamente, por meio de hackers.
Curiosidades
- Obbies do gráfico de dificuldade geralmente têm uma proporção baixa de gosto-não-gosto porque a maioria dos jogadores está cansada de tendências clichês ou de ser muito difícil.
- Pesquisar "obby" no Roblox provavelmente dará resultados para obbies de escape e clickbait.
- Tower of Hell é o obby mais visitado, com mais de onze bilhões de visitas.