Neste tutorial, faremos um script que dará aos jogadores uma ferramenta com base na classificação que eles estão em um grupo. ROBLOX contém uma função interna chamada 'GetRankInGroup ()' que iremos usar.
O Grupo
Artigo principal: GrupoSempre que uma função é criada em um grupo, ela é atribuída a um número, chamado de Classificação. Este número é 0-255 e é vital para este tutorial. GetRankInGroup retorna a classificação que o jogador chamado está em um grupo. A classificação 0 é se o jogador NÃO está no grupo, e a classificação 255 é o dono do grupo. Para este tutorial, usaremos o grupo The LOL, feito por Shedletsky. Este grupo tem 5 funções.
Papel | Rank |
---|---|
GUEST | 0 |
Cheezburgers | 1 |
Tenente de LOL | 253 |
LOLCATS | 254 |
Deus do LOL | 255 |
O Scripting
Vamos dizer que temos um Ferramenta chamada "God Sword", localizada em ServerStorage. Queremos que essa ferramenta seja dada a um jogador se ele for o "Deus do LOL". Queremos que essa ferramenta seja fornecida imediatamente quando um jogador entra. Criar uma Faça um script e coloque-o em ServerScriptService.
game.Players.PlayerAdded: Connect (function (plr) if plr: GetRankInGroup (2) == 255 então --2 é o ID do grupo LOL. local tool = game.ServerStorage ["God Sword"]: Clone () - Clona a Espada Divina. Tool.Parent = plr: WaitForChild ("Backpack") - Espere que a mochila do jogador carregue e coloque a ferramenta nela. End end)
Este código será uma ferramenta se o jogador estiver no rank 255 no grupo LOL. E se tivermos uma ferramenta chamada "Guia" e quisermos que apenas os "Cheezburgers" tenham essa ferramenta? Fazemos a mesma coisa, acrescentando uma instrução elseif no mesmo código.
game.Players.PlayerAdded: Connect (function (plr) if plr: GetRankInGroup (2) == 255 then local tool = game.ServerStorage ["God Sword"]: Clone () tool.Parent = plr: WaitForChild ("Backpack" ) elseif plr: GetRankInGroup (2) == 1 then local tool = game.ServerStorage.Guide:Clone () tool.Parent = plr: WaitForChild ("Backpack") end end)