Se você já jogou um jogo no Roblox, há uma grande chance de você provavelmente ter visto uma tabela de classificação na lateral da tela, aquela que exibe as estatísticas de cada jogador. Hoje vou mostrar como funciona e como fazer o seu!
Como funciona
Leaderstats são colocados na lista de jogadores quando pelo menos um jogador tem uma instância chamada "leaderstats" parental para o jogador. Lembre-se de que a instância deve ser nomeada exatamente como "leaderstats". Sem maiúsculas ou qualquer outra coisa. Tudo em minúsculas exatamente assim.
- sua mãe
- leaderstats
- Moedas
- leaderstats
Quando um jogador tem estatísticas de líderes e outros não, suas estatísticas aparecem como um traço. (-)
Leaderstats classifica automaticamente se é uma string ou um número. Se dois jogadores tiverem o mesmo valor, o tabuleiro será classificado em ordem alfabética. Lembre-se de valores de string que 1.1k será visto como menos de 4, portanto, é recomendado usar valores de número / inteiro com estatísticas de líderes.
Como fazer isso
Portanto, sabemos como fazer as estatísticas dos líderes aparecerem, mas como podemos alcançá-las. Existem 2 maneiras diferentes de conseguir isso.
Essa é a maneira mais fácil porque tudo o que temos que fazer é clonar uma instância existente em um jogador que se junta.
O que precisamos fazer é criar uma instância (configuração é melhor recomendada) e colocá-la sob o script ou no ServerStorage (realmente não importa)
- ServerScriptService
- LeaderstatsHandler
- leaderstats
- Contagem
- Moedas
- leaderstats
- LeaderstatsHandler
Em seguida, basta colar este script
Local Players = jogo: GetService ('Players') local Leaderstats = script.Leaderstats Players.PlayerAdded: Connect (function (Player) local Clone = Leaderstats: Clone () Clone.Parent = Player Clone.Name = 'leaderstats' end) Técnica 2: Do zero
Embora seja mais tedioso do que clonar, é a maneira mais popular de lidar com isso. Basicamente, o que eles fazem é criar todas as instâncias do zero. Tudo o que precisamos é um script de servidor, não importa onde ele esteja, mas recomendo colocá-lo em ServerScriptService.
- ServerScriptService
- LeaderstatsHandler
Então, é claro, cole isso em
Jogadores locais = jogo: GetService ('Jogadores') Players.PlayerAdded: Conectar (função (Jogador) Leaderstats local = Instance.new ('Configuração') Leaderstats.Name = 'leaderstats' Leaderstats.Parent = Jogador - garante que Leaderstats esteja especificamente no plater Coins local = Instance.new ('IntValue') - tipo de stat Coins.Name = 'Coins' - nome do stat Coins.Parent = Leaderstats - certifica-se de que Coins é filho de Leaderstats Coins.Value = 400 - quantidade que o jogador tem por padrão ao ingressar no final do jogo)
Você pode alterar os valores editando as propriedades, mas a Técnica 1 é mais fácil de editar para pessoas sem muito conhecimento de script.