Modelos grátis são modelos criados pela comunidade para outros usuários obterem e usarem em jogos. No entanto, muitos usuários veteranos não gostam do uso de modelos gratuitos porque desestimula a criatividade ou o esforço nos jogos de alguém e muitos contêm scripts que podem destruir o jogo de um jogador. No entanto, eles são incentivados pela equipe da Roblox, pois são muito úteis para criadores de jogos que não são tão bons em construção ou script.
Os modelos podem ser comprados gratuitamente na seção "modelos" da biblioteca. Acessórios comprados pelo jogador também são tratados como modelos e podem ser usados no Roblox Studio.
Conteúdo
- 1 Usando modelos gratuitos
- 2 modelos infectados
- 3 modelos endossados
- 4 Crítica
- 5 curiosidades
Usando modelos gratuitos
Os modelos podem ser adquiridos na biblioteca / catálogo, conforme indicado acima. No entanto, os modelos gratuitos não precisam ser comprados no catálogo. No Roblox Studio, todos os modelos que estão à venda podem ser usados sem realmente os possuir. No entanto, há uma guia na caixa de ferramentas onde os modelos de propriedade podem ser usados.
Originalmente, os jogos também eram capazes de gerar modelos gratuitos do catálogo. No entanto, esse recurso foi removido posteriormente, provavelmente devido ao potencial para exploits.
Modelos infectados
Alguns modelos gratuitos são conhecidos por conter scripts maliciosos que desorganizam o espaço de trabalho, atrasam o jogo e / ou até mesmo abrem backdoors para jogadores maliciosos. Por esse motivo, muitos usuários evitam os modelos gratuitos. Uma boa maneira de garantir que um modelo não tenha um script de infecção é verificar todas as partes do modelo no Roblox Studio (clicando na pequena seta ao lado do modelo na guia Explorer), se for um modelo que não não precisa de nenhum script nele, um usuário pode executar um comando na linha de comando para remover todos os scripts, ou se for um modelo que requer scripts, os usuários podem usar um plugin de antivírus (embora devam se certificar de usar apenas alguns que são seguros e verificados). A maioria é encontrada na forma de uma solda e o nome geralmente é algo óbvio para sua intenção, como "u got pwnd". Esses tipos de scripts datam de 2008 (embora a maioria já esteja quebrada). Outros nomes incluem: "ERoblocker", "Script ........... ou é", "Guest Talk Script", "Anti-Lag", "Infection", "4D Being", "Vaccine" , e muito mais. Os modelos copiados sempre tendem a ter um vírus no modelo. Apesar de esses modelos terem Scripts Maliciosos, eles podem ser removidos do modelo.
Um exemplo de spam de biblioteca com a consulta de pesquisa completa do mesmo modelo.
Modelos endossados
Os modelos aprovados são modelos oficialmente selecionados pela equipe da Roblox. Eles seguem critérios específicos, como ser capaz de rodar sem bugs, erros ou lag, ser fácil de editar, ser capaz de rodar de forma independente sem ter que carregar outros modelos ou módulos, e de alta qualidade. Os desenvolvedores que publicam esses módulos recebem o Robux como comemoração por seu trabalho, e seus modelos são normalmente exibidos antes de outros na caixa de ferramentas do Roblox Studio. Roblox normalmente endossa modelos que são feitos por desenvolvedores bem estabelecidos, os mais proeminentes incluindo Quenty, UristMcSparks e NWSpacek. .
Os modelos aprovados não incluem vírus, o que significa que são seguros para uso, no entanto, eles ainda não são apreciados pela comunidade Roblox. Quando um desenvolvedor obtém o endosso oficial de um de seus modelos pela Roblox, ele recebe o emblema de 'Fabricante Oficial de Modelos'.
Crítica
Apesar de várias ocasiões em que Roblox encorajou o uso de modelos gratuitos, eles costumam ser malvistos pela comunidade. Grande parte da comunidade acredita que o uso de modelos gratuitos indica uma falta de esforço por parte do criador porque eles usaram o trabalho de outra pessoa (e muitas vezes sem dar crédito a essa pessoa) em vez de criá-lo eles próprios. Alguns acreditam que isso mostra falta de criatividade e comprometimento para criar um jogo com ativos totalmente originais, o que por sua vez significa que eles são um péssimo desenvolvedor, portanto, quebrando qualquer confiança que o usuário final possa ter em seu jogo. Alguns desenvolvedores de kits também incluem uma caixa de dicas em vários kits, que geralmente diz "obrigado ao criador do kit". Ao excluir o código de criação de dica, o kit não funcionará mais. Ainda mais confuso é que o código que torna o kit dependente da dica é bem camuflado. Alguns modelos também podem criar uma pequena GUI de texto no topo da tela que diz que o criador do jogo agradece ao criador original do modelo, às vezes até mesmo sem o criador do jogo saber disso.
Curiosidades
Esta seção é uma seção de curiosidades. Reposicione todas as informações relevantes em outras seções do artigo.
- Houve várias instâncias de usuários que puderam vender modelos grátis para Robux. Os usuários que venderam esses modelos foram banidos logo em seguida.
- Os usuários podem usar modelos gratuitos se não forem tão bons em scripts. No entanto, é recomendável dar crédito aos criadores do modelo, listando seus nomes na descrição ou no próprio jogo.
- A maioria dos modelos antigos foi excluída.
- Muitos modelos antigos, especialmente aqueles com scripts, foram quebrados devido a atualizações do Roblox.
- Os usuários costumam roubar outros modelos e publicá-los com seus próprios nomes, sendo Julius Coles um dos mais conhecidos por fazer isso.
- Os usuários podem fazer uma miniatura para um modelo gratuito copiando a câmera, colando-a em um modelo e alterando o nome da câmera no modelo para "ThumbnailCamera".
- Muitos desenvolvedores de kits vão colocar uma dica no script de seus kits que agradece ao criador dos kits.
- Sempre que um usuário remove a linha de código que cria a dica, todo o modelo (kit) para de funcionar completamente. É quase impossível corrigir esse problema sem recriar a dica porque quase não há código que se refira à dica e a saída também não exibe erros.
- Algumas modelos livres de humanóides perderam suas roupas devido à exclusão de seus modelos de roupas.
- Em 2011–2013, sempre que os usuários publicassem um modelo, o nome seria automaticamente definido como "Modelo (número aqui)". Ainda era possível alterar o nome do modelo, mesmo que o nome fosse definido para este. Este sistema de nomenclatura foi removido desde então.