Este artigo detalha um chefe inimigo; também tem um artigo de visão geral correspondente: Vanitas.
Vanitas faz sua primeira e única aparição como chefe em Kingdom Hearts Birth by Sleep e Kingdom Hearts Birth by Sleep Final Mix, enfrentado por Terra, Aqua e Ventus. Enquanto ele enfrenta Terra apenas como uma ajuda para Mestre Xehanort durante sua batalha final, ele luta com Ventus na esperança de torná-lo mais forte e com o objetivo de se fundir com ele no final para criar a lâmina χ. Caso Ventus falhe em servir ao seu propósito, ele deseja usar o Aqua como seu plano de backup. Vanitas aparece como chefe seis vezes em Kingdom Hearts Birth by Sleep, mais do que qualquer outro inimigo da série.
Conteúdo
- Estratégia 1
- 1.1 Cenário da Terra
- 1.2 Cenário do Vento
- 1.2.1 Primeira batalha
- 1.2.2 Segunda batalha
- 1.2.3 Terceira batalha
- 1.3 Cenário do Aqua
- 1.3.1 Primeira batalha
- 1.3.2 Segunda batalha
- 2 Vídeos
Estratégia
Cenário da Terra
A única vez que Vanitas enfrenta Terra em combate é durante a batalha final com o Mestre Xehanort, durante a qual Vanitas auxilia o Mestre Xehanort em uma batalha contra o jovem portador da Keyblade. Durante esta batalha, Terra tem acesso a D-Links, Shotlocks e Command Styles. Embora seja possível terminar a luta contra o chefe sem o uso desses poderes e habilidades especiais, é recomendável que o jogador faça uso total deles.
É muito importante que o jogador imediatamente vá para a ofensiva no início da batalha, já que agora ele tem dois dos chefes mais fortes de Kingdom Hearts Birth by Sleep enfrentando-o ao mesmo tempo, a única instância no cenário de Terra em que isso é feito. No entanto, embora o Mestre Xehanort e Vanitas estejam presentes, a batalha terminará quando Vanitas for derrotado.
Por causa disso, o jogador deve imediatamente mirar em Vanitas, o mais fraco dos dois chefes, martelando-o com ataques físicos e magia. Vanitas não atacará com frequência e tentará principalmente se esquivar dos ataques do jogador, mas certas habilidades como Chaos Rave permitirão que o jogador fique com ele.
Quando Vanitas desaparecer, deslize para fora do caminho; se o jogador não o fizer, Terra será vítima de um ataque para baixo de Vanitas com sua Keyblade. Quando Vanitas afunda no chão, visível apenas por uma poça de escuridão em movimento, acorrente imediatamente os Slides. Caso contrário, Terra será bombardeada com bolas de fogo quando o chefe reaparecer. Vanitas pode pular no ar bombardeando o jogador com um raio escuro, ou ele pode até mesmo atirar uma única grande bola de fogo que mais tarde se divide em três. O slide também pode ser usado para evitar esses ataques.
Uma vez que Vanitas tenha esgotado HP suficiente, a batalha terminará automaticamente, independentemente de quanto ainda resta. Contanto que o jogador faça uso total de seus Shotlocks, Command Styles e D-Links, curando com Curaga ou Sliding quando necessário, esta batalha não deve ser tão difícil de completar. No entanto, o jogador deve se lembrar que o Mestre Xehanort também está presente durante a batalha, e ele pode atingir a Terra com sua Keyblade ou atirar um feitiço de Blizzard escuro de longo alcance em sua direção.
Mestre Xehanort também pode combinar os dois ataques, atacando Terra com um combo físico acelerado e terminando com um feitiço de Blizzard que pode congelar Terra, deixando-o vulnerável aos ataques de Vanitas e Mestre Xehanort. Contanto que a estratégia usada contra Vanitas seja executada ao longo da batalha enquanto o jogador tenta derrotar o enigma sombrio, a presença de Mestre Xehanort na batalha será irrelevante.
Cenário do Vento
Primeira batalha
Vanitas luta pela primeira vez com Ventus em uma batalha de chefe em duas partes depois de atraí-lo para o cemitério Keyblade. O primeiro terminará apenas quando o HP suficiente for esgotado de Vanitas, o segundo começará logo depois. Porém, na segunda parte da batalha, o jogador conta com a ajuda do Rei Mickey. O jogador também terá acesso a Shotlocks, Command Styles e D-Links, aumentando a facilidade de vencer a batalha junto com as habilidades normais de Ventus.
Vanitas inicialmente desafia Ventus com o objetivo de testar seu poder. Durante a primeira parte da batalha de duas partes, o jogador deve ir para a ofensiva enquanto segue uma estratégia de bater e correr, usando ataques físicos e mágicos de forma equilibrada antes de fugir dos ataques de combate corpo-a-corpo de Vanitas. Vanitas pode desaparecer durante a batalha, mas o jogador deve imediatamente Dodge Roll, ou eles serão vítimas de seu ataque para baixo se não se esquivar. O chefe também pode atirar uma única grande bola de fogo no jogador, que logo se separará em três bolas de fogo menores, após viajar na direção do jogador. Dodge Roll novamente pode ser usado para evitar este ataque.
Se Vanitas pular no ar, ele pode atingir o jogador com um ataque de raio escuro, que tem um alcance relativamente longo. Dodge Roll é recomendado em termos de evitá-lo. O chefe, por último, pode realizar um combo físico simples de dois golpes, um ataque facilmente evitado com Dodge Roll.
Em termos de táticas ofensivas para o jogador, Mine Square e Tornado são altamente recomendados, pois causarão grande dano ao chefe, além de interromper seus ataques. Outras boas fraquezas a serem exploradas são as vulnerabilidades do chefe à magia Magnet, Aero e Gravity, cada uma dessas magias levantando-o temporariamente no ar, deixando-o vulnerável a grandes quantidades de dano, embora o tempo seja a chave para usar esses ataques contra ele com sucesso.
Observe que esta regra se aplica a todas as suas batalhas. Quaisquer ataques físicos que o jogador tente, devem ser os mais poderosos no arsenal de Ventus. Continuar usando poderosos ataques físicos e mágicos é a chave para terminar a primeira parte da batalha de duas partes com facilidade e danos mínimos.
Agora que o Rei Mickey se juntou a Ventus em sua batalha contra sua escuridão, Vanitas é forçado a eliminar os dois. Seu HP será o mesmo que foi esgotado na primeira parte da batalha e também usará as mesmas táticas de batalha. Ventus pode seguir as mesmas estratégias da última batalha para derrotar Vanitas desta vez. Em termos de King Mickey lutando ao lado do jogador, seus ataques físicos são fortes, e o jogador não precisa se preocupar quando seu HP chega a 0. Ele irá se reviver automaticamente com o tempo.
Uma grande vantagem de lutar com Mickey no lado do jogador é que ele concederá a Ventus o uso de uma poderosa habilidade ofensiva, Burst of Faith. Novamente, continue usando as mesmas estratégias da primeira parte da batalha e aproveite a presença do rei. Mas, contanto que o jogador cure quando necessário, utilize suas habilidades mais poderosas sempre que possível e reconheça a presença do Rei Mickey na batalha, então Vanitas não deve ser um desafio para derrotar.
Segunda batalha
Ventus inicia a segunda batalha com a personificação de sua escuridão depois que Vanitas tentou eliminar Aqua emboscando-a. Seu HP não aumentou desde a batalha de duas partes, mas Ventus não tem mais o Rei Mickey para ajudá-lo. A essa altura, o jogador não deveria precisar de sua presença. A única coisa com que o jogador precisa se preocupar são os novos ataques adicionados ao arsenal de Vanitas.
Vanitas começará a batalha saltando sobre um vórtice de Keyblades voadoras. Enquanto ele viaja pelo campo de batalha, ele lançará feitiços negros de Blizzard na direção de Ventus. Esses feitiços de Blizzard têm fortes capacidades de homing, mas podem ser evitados com relativa facilidade. Fire Glide, Shotlocks e outros ataques mágicos podem ser usados para fazer Vanitas cair das Keyblades voadoras. Se o jogador não o derrubar do vórtice Keyblade, ao retornar ao solo, ele embutirá a Void Gear com escuridão, fortalecendo seu poder de ataque.
Vanitas também pode afundar no solo quando desmontar da tempestade Keyblade, visível apenas como uma piscina móvel de escuridão. Vanitas irá viajar para a localização do jogador, então Dodge Roll para evitar ser atingido por várias bolas de fogo. Observe que ele pode realizar este ataque até três vezes consecutivas. Os outros ataques de Vanitas são os mesmos que ele usou no primeiro encontro com ele, exceto por seu combo de dois golpes, que agora adiciona uma onda de energia em forma de meia-lua azul. Além disso, quando ele se teletransporta para trás do jogador, seu golpe para baixo agora faz com que um grande pilar de gelo saia do solo, mas eles podem ser desviados da mesma maneira.
Como na última batalha, o tempo cuidadoso de Dodge Roll e um uso equilibrado de ataques físicos e mágicos são a chave para vencer esta batalha. Contanto que o jogador cure quando necessário e faça uso total de Shotlocks, Command Styles e D-Links, a batalha deve terminar com relativa facilidade.
Terceira batalha
A batalha final com Vanitas chegou; Vanitas entrou no coração de Ventus, fundindo-se com ele e criando uma versão incompleta da lâmina χ. Esta tremenda arma não apenas aumentou a força de seus ataques e mudou aqueles que ele pode usar, mas seu HP também aumentou muito. Ventus tem acesso a D-Links, Shotlocks e Command Styles durante esta batalha, e o jogador deve fazer uso total deles.
Vanitas primeiro carregará sua arma, envolvendo-a e a si mesmo em uma aura prejudicial. O ataque é indicado pelas linhas "Forje a lâmina χ!", "O que é seu é meu!" Ou "Mostre-me a angústia!" Ele então avançará para atacar o jogador com a arma enorme, bater no chão e criar uma onda de choque em forma de "X" e até mesmo disparar uma rajada de energia em forma de um "X" em Ventus. Dodge Roll pode ser usado para evitar este ataque. Observe que se Vanitas for atacado enquanto carrega a χ-blade, o ataque é cancelado. O chefe ainda favorece o ataque de raio escuro, e ele ainda tem a habilidade de desaparecer e aparecer atrás do jogador.
No entanto, ao invés de realizar um único ataque para baixo, Vanitas usará um ataque chamado Dark Splicer, semelhante ao Time Splicer, em que ele cortará o jogador várias vezes enquanto diminui o tempo e se teletransporta ao redor dele para atacar de todos os lados. O jogador pode Dodge Roll até que ele pare ou, uma opção mais preferível, bloquear seu ataque. Isso deixa o boss vulnerável a danos do Counter Rush. Vanitas também pode começar a utilizar um ataque chamado Dark Spiral, semelhante à Dark Aura de Riku, atacando Ventus em um ritmo rápido várias vezes, enquanto a lâmina χ o envolve em energia escura. Dodge Roll pode ser usado para evitar isso.
O ataque pode ser previsto pelas aspas "Não há como escapar!" Ou "A escuridão espera!" Embora o jogador deva continuar a usar uma estratégia de bater e correr, é aconselhável usar Tornado e Mine Square para interromper os combos de Vanitas enquanto ainda causa grande dano a ele. Os ataques físicos não devem ser usados como ataque principal, pois isso abrirá o jogador para os ataques de Vanitas. Em vez disso, utilize magia ou outros ataques de longo alcance ao máximo.
É impossível esgotar totalmente o HP de Vanitas uma vez que o jogador desfere um ataque que, aparentemente, deveria derrotá-lo. Em vez disso, o HP de Vanitas permanecerá em 1, e ele quebrará o pilar no qual ele e Ventus estão lutando. Vanitas então se tornará um D-Link temporário, concedendo a Ventus os ataques que são a chave para derrotá-lo de uma vez por todas, que, ironicamente, usa seus próprios ataques contra ele. Enquanto os dois detentores de Keyblade flutuam em um reino escuro em meio a cacos de vitrais, o jogador pode se mover para o local de Vanitas e acertá-lo com Dark Spiral ou Dark Splicer.
No entanto, é recomendado que o jogador apenas use o único Shotlock disponível de Ventus, Dark Link. Isso fará com que Vanitas dispare sua própria versão do ataque, Dark Cannon, para contra-atacar. Conforme os dois feixes de energia colidem, o jogador deve tocar rapidamente um botão ou girar o controle analógico para vencer a luta. Este método também pode ser feito com o ataque Dark Spiral e Dark Splicer. Isso deve ser repetido várias vezes antes que o finalizador combinado, Última palavra, possa ser ativado. Feito isso, Ventus irá cercar Vanitas com três feixes de luz cristalizada. Ele então os quebrará, derrotando Vanitas de uma vez por todas.
No entanto, Ventus pode errar ao realizar este ataque, portanto, o tempo é crucial. Contanto que o jogador siga as estratégias corretas, faça uso completo de habilidades especiais, como Estilos de Comando, e cure quando necessário, Vanitas não deve ser um grande desafio.
Cenário do Aqua
Primeira batalha
Vanitas primeiro desafia Aqua no Jardim Radiante, com o objetivo de testá-la como um back-up para seu plano de se fundir com um coração de luz para formar a lâmina χ. Embora seus ataques sejam os mesmos das primeiras batalhas do cenário de Ventus, tenha em mente que Aqua favorece a magia, enquanto Ventus é equilibrado, o que exige uma mudança de estratégia. Aqua tem acesso a D-Links, Command Styles e Shotlocks nesta batalha, e eles devem ser usados se possível para ganhar vantagem na batalha.
O jogador deve ir para a ofensiva enquanto segue uma estratégia de bater e correr, usando ataques mágicos como sua principal fonte de dano. Vanitas pode desaparecer durante a batalha, mas o jogador deve imediatamente fazer cartwheel ou ser vítima de seu ataque para baixo se não se esquivar do ataque. O chefe também pode atirar uma única grande bola de fogo no jogador, que logo se separará em três bolas de fogo menores, após viajar na direção do jogador. O cartwheel novamente pode ser usado para evitar esse ataque.
Se Vanitas pular no ar, ele pode atingir o jogador com um ataque de raio escuro, que tem um alcance relativamente longo. Cartwheel é recomendado em termos de evitá-lo. O chefe, por último, pode realizar um combo físico simples de dois golpes, um ataque facilmente evitado com o Cartwheel. Em termos de táticas ofensivas para o jogador, Mine Square e Tornado são altamente recomendados, pois causarão grande dano ao chefe, interrompendo também seus ataques.
O comando de magia do sono funciona muito bem, pois inflige o estado de sono, deixando Vanitas à mercê de Aqua. Quaisquer ataques físicos que o jogador tente, devem ser os mais poderosos no arsenal do Aqua. Continuar a usar poderosos ataques físicos e mágicos é a chave para encerrar a batalha com facilidade e danos mínimos.
Segunda batalha
Vanitas em seguida desafia Aqua em Neverland, seu objetivo de destruí-la após sua primeira batalha com Ventus, vendo sua força e não precisando mais de um "Plano B". Embora seus ataques sejam os mesmos da primeira batalha no Jardim Radiante, tenha em mente que Aqua favorece a magia, enquanto Ventus é equilibrado, daí a necessidade de uma diferença de estratégia. Aqua tem acesso a D-Links, Command Styles e Shotlocks nesta batalha, e eles devem ser usados se possível para ganhar vantagem na batalha.
O jogador deve ir para a ofensiva enquanto segue uma estratégia de bater e correr, usando ataques mágicos como sua principal fonte de dano. Vanitas pode desaparecer durante a batalha, mas o jogador deve imediatamente fazer cartwheel, ou será vítima de seu ataque para baixo.
O chefe também pode atirar uma única grande bola de fogo no jogador, que logo se separará em três bolas de fogo menores, após viajar na direção do jogador. O cartwheel novamente pode ser usado para evitar esse ataque. Se Vanitas pular no ar, ele pode atingir o jogador com um ataque de raio escuro, que tem um alcance relativamente longo. O rolamento da roda é recomendado em termos de evitá-lo.
Vanitas pode continuar afundando no solo, visível apenas como uma poça de escuridão que se moverá para a localização de Aqua. A menos que Aqua Cartwheels se afastem, ela será atingida por várias bolas de fogo. O chefe, por último, pode realizar um combo físico simples de dois golpes que agora adiciona uma onda de energia em forma de meia-lua azul e homing, um ataque facilmente evitado com Cartwheel.
Em termos de táticas ofensivas para o jogador, Mine Square e Tornado são altamente recomendados, pois causarão grande dano ao chefe, interrompendo também seus ataques. Quaisquer ataques físicos que o jogador tente, devem ser os mais poderosos no arsenal do Aqua. Continuar a usar poderosos ataques físicos e mágicos é a chave para terminar a batalha com facilidade e danos mínimos.
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