Este tutorial aborda o uso do tipo de dados Color3. Existem três maneiras de fazer isso.
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RGB
RGB é um modelo de cores aditivo. As cores vermelho, verde e azul misture para formar uma cor composta. RGB usa três valores, um para cada cor. Todos os números estão entre 0 e 1, com os números mais altos sendo mais claros. Portanto, (0,0,0) seria totalmente escuro, enquanto (1,1,1) seria completamente branco. (1,0,0) faria uma cor escarlate, (0,1,0) faria um verde limão e (0,0,1) faria um azul elétrico. Se todos os valores forem iguais, a cor tornará alguns tons de cinza, novamente, com números mais altos tornando os tons mais claros.
Portanto, (0.1,0.1,0.1) tornaria um cinza escuro, enquanto (0.9,0.9,0.9) tornaria um cinza mais claro.
Para fazer um script que muda a cor de uma peça, basta inserir o código a seguir. Observe que o script DEVE ser filho da parte.
script.Parent.Color3 = Color3.new (x, y, z) - Substitua x, y e z pelos valores numéricos.
.fromRGB
Outra maneira de inserir valores RGB é inserir "fromRGB" em vez de "novo". Só que desta vez, os valores vão variar de 0 a 255, sendo (0,0,0) preto e (255, 255, 255) branco. O código está abaixo.
script.Parent.Color3 = Color3.fromRGB (x, y, z)
.deHSV
HSV é uma alternativa ao RGB. Em vez de usar valores de vermelho, verde e azul, HSV significa matiz, saturação e valor. Todos esses termos são muito novos, então vou explicá-los aqui.
Matiz
Matiz é a cor real usada. Usaremos esta roda de cores para a direita. Você pode ver que faz um círculo completo, começando no vermelho ou 0 °. A seta se move no sentido anti-horário, terminando no vermelho, ou 360 °. Normalmente, para encontrar o valor da cor, você encontraria o ângulo anti-horário entre 0 ° e a cor na roda.
Portanto, o vermelho está em 0 °. Aqua está a 180 °. Indigo está a cerca de 120 °. O verde limão está em cerca de 240 °.
No entanto, em vez de usar números de 0 a 360 °, o sistema Roblox usa apenas valores de 0 a 1. Portanto, você forneceria um decimal / fração de todo o círculo.
Portanto, o vermelho está em 0, o aqua está em 0.5, o índigo está em 1/3 e o verde limão está em 2/3.
Saturação
Saturação, também conhecido como chroma, refere-se à quantidade de cor na sombra. Portanto, 1 daria as cores na roda, enquanto 0 daria uma cor preto e branco.
Valor
Valor, também conhecido como leveza, refere-se à quantidade de luz na cor. Um valor de luminosidade de 0 escureceria, independentemente de quais são os outros valores, porque preto é a ausência completa de luz. 1 faria o branco independentemente de quais são os outros valores, porque o branco é uma combinação de todos os comprimentos de onda de luz possíveis.
Para criar um script de cor HSV, digite o seguinte em seu script:
script.Parent.Color = Color3.fromHSV (x, y, z)