A simulador é um gênero de jogo no Roblox. Ao contrário do nome, embora o gênero invoque a replicação de uma atividade ou objeto da vida real, é mais uma reminiscência do gênero incremental do que o gênero de simulação tradicional, portanto, não inclui jogos como Simulador de Dinossauro e Simulador de Pássaros, como a jogabilidade típica envolve clicar, tocar ou segurar repetidamente ou ir até um certo objeto para obter algum tipo de item do jogo para atingir o máximo que um jogador pode segurar. Essas ações também são conhecidas como "moagem". O item do jogo pode então ser convertido em uma moeda do jogo, que pode ser usada para comprar upgrades para armazenar mais itens ou para ganhar a moeda do jogo em um ritmo mais rápido. Em alguns casos, diferentes skins também podem ser comprados, geralmente para fins apenas estéticos, mas também podem ser usados como um reforço também.
O mundo do jogo em simuladores é geralmente plano. Moedas e / ou materiais serão espalhados pelo mapa para os jogadores coletarem. Outros mundos podem ser acessados alcançando um determinado nível ou comprando-o com a moeda do jogo ou Robux.
Renascimento e tabelas de classificação de alta classificação normalmente estão presentes em simuladores para incentivar um tempo de jogo mais longo de seu público. Alguns simuladores têm um aspecto PvP entre os jogadores, que em alguns casos pode ser ativado ou desativado com base na entrada do usuário a qualquer momento. Em alguns simuladores, como no Simulador de chicletes, animais de estimação podem ser adquiridos para obter vantagens adicionais, como um multiplicador adicional para obter ainda mais materiais ou moeda. Animais de estimação também podem ser trocados entre outros jogadores, dando mais valor para animais de estimação de nível mais alto e mais raros.
Alguns simuladores também não seguem a fórmula tradicional de moagem à qual a própria palavra está associada, como o Simulador de Veículos. Alguns simuladores que seguem a tendência podem tentar se diferenciar de outros 'genéricos', como o Bee Swarm Simulator.
Crítica
Simuladores são geralmente malvistos no Roblox, já que muitos são considerados preenchidos com micro-transações caras, fazendo com que sejam considerados "grosseiros" e sem graça. Eles também foram criticados pela facilidade de ganho de tráfego dos desenvolvedores, permitindo que eles alcancem rapidamente a primeira página em um curto espaço de tempo antes de cair, geralmente falhando em voltar e quebrar seu (s) recorde (s) anterior (es). Eles também criaram semelhanças com os jogos tycoon devido à jogabilidade incremental semelhante; em comparação, os jogos dos magnatas envolvem processos semiautomáticos pelos quais os jogadores atualizam lentamente um terreno, sendo mais parecidos com o subgênero dos jogos ociosos.