As batalhas da série Kingdom Hearts são baseadas em um sistema de Pontos de Vida (HP) ou também conhecido como Pontos de saúde.
Cada personagem e inimigo possui um número de Pontos de Vida que devem ser esgotados antes de ser derrotado. Para esgotar os Pontos de Vida, aquele personagem ou inimigo deve ser atingido por um ataque ou feitiço que cause dano. A quantidade de Pontos de Vida tirados com cada golpe depende da força do atacante e da defesa do alvo. Uma defesa mais alta significa que menos pontos são retirados a cada acerto, e uma força mais alta significa que mais pontos são esgotados.
O HP dos personagens aliados pode ser visto ao lado de sua imagem no Heads Up Display, e, se o jogador tiver a habilidade Scan equipada, o HP do inimigo pode ser visto no topo da tela quando o alvo.
O HP dos personagens aliados pode ser restaurado através de orbes de HP, Poções, Hi-Poções, Mega-Poções, Elixires, Megalixirs e Cure Magic. Alguns inimigos têm a capacidade de regenerar seu próprio HP, mas isso não é comum.
Se o HP do personagem do jogador (o personagem principal, normalmente Sora) estiver totalmente esgotado, o jogador receberá um Game Over.
Conteúdo
- 1 Display
- 2 Aumentando o máximo de pontos de vida
- 3 Reduzindo a perda de pontos de vida
- 4 curiosidades
Tela Display
Os pontos de vida são exibidos em forma de barra. Quando o HP de um personagem está em 100%, a barra fica completamente verde. Quando o dano é feito, a imagem do personagem no medidor, como Sora, estremece momentaneamente e parte do verde torna-se cinza escuro, significando que Sora não está com a saúde plena. Na maioria dos jogos, a barra de HP aumenta à medida que o HP máximo de Sora aumenta.
Quando a HP atinge um ponto muito baixo, Sora entra em modo crítico. O medidor HP piscará em vermelho e uma sirene irá soar. Isso é para avisar o jogador que Sora está com pouca saúde. Isso continua em Kingdom Hearts: Chain of Memories e Kingdom Hearts II e também se aplica a Roxas, Riku e Mickey Mouse quando eles são jogáveis. Em Kingdom Hearts 358/2 Days e Kingdom Hearts Birth by Sleep, os retratos dos personagens não vacilam, mas apenas piscam em vermelho quando sofrem danos. A barra de HP também pisca em amarelo ao receber prêmios de Mission Point em Kingdom Hearts 358/2 Days. Como nos jogos anteriores, um alarme ainda soa quando a saúde está baixa.
A barra de HP do personagem do jogador geralmente está localizada no canto inferior direito ou superior esquerdo da tela, agrupada com todos os outros indicadores exibidos durante o jogo. Em Kingdom Hearts II, a barra de HP aparece ao lado do MP e Drive Gauges. Ele só aparece próximo ao medidor de MP em Kingdom Hearts, e os medidores de HP e MP mudam de posição dependendo de quanto HP e MP Sora tem. Em Kingdom Hearts: Chain of Memories, ele aparece ao lado do DP Gauge de Riku em Reverse / Rebirth. Em Kingdom Hearts Birth by Sleep, ele aparece ao lado dos medidores Focus e D-Link. Em Kingdom Hearts 358/2 Days, nenhum outro medidor aparece, mas o Limit Gauge serve como, no máximo, metade da barra de HP do jogador.
A aparência exata do medidor varia dependendo do jogo. Na maioria dos jogos, ele aparece como um arco verde de até 270 graus que se estende em uma linha reta horizontal após 270 graus. Em Kingdom Hearts: Chain of Memories, Kingdom Hearts: 358/2 Days e Kingdom Hearts: Re: codificado, o medidor é, em vez disso, uma barra horizontal sem arcos.
Em Kingdom Hearts: Chain of Memories, há um segundo medidor de HP azul que aparece abaixo da barra verde de HP se o HP máximo for maior que 280. O medidor de HP azul deve ser esgotado antes que o medidor verde comece a se esgotar. Este segundo medidor é baseado nos chefes daquele jogo, no qual o segundo medidor de HP era azul.
Barras de HP inimigas também têm várias aparências, que variam dependendo do jogo. Em Kingdom Hearts, o medidor padrão é verde e o comprimento do medidor é determinado pelo HP máximo do inimigo. Indicadores adicionais que aparecem se o HP atual do inimigo estiver acima de uma certa quantidade aparecerão em amarelo, laranja, vermelho e roxo no topo do indicador verde. Se um inimigo tivesse mais saúde do que poderia ser mostrado em 5 metros, então pareceria que nenhum dano estava ocorrendo, até que a quantidade de saúde pudesse ser exibida na 5ª barra. Em Kingdom Hearts: Chain of Memories, o HP dos inimigos é exibido de forma semelhante, com o primeiro indicador sendo verde. Indicadores azul, amarelo e vermelho aparecerão se o inimigo tiver HP suficiente.
Em Kingdom Hearts II, Kingdom Hearts Re: Chain of Memories, Kingdom Hearts coded e Kingdom Hearts Birth by Sleep, em vez de representar grandes quantidades de HP com cores diferentes, a quantidade de HP é representada por quadrados verdes abaixo da barra de HP que representa medidores extras. A mesma coisa foi feita em Kingdom Hearts 358/2 Days, exceto que pequenos ovais são usados em vez de quadrados para representar várias barras de HP.
Os personagens do grupo também têm medidores de HP mostrados na tela, e a aparência deles também varia entre os jogos. Em Kingdom Hearts, os medidores de HP e MP dos personagens do grupo são mostrados no canto superior direito da tela e são virtualmente idênticos em aparência aos medidores de HP e MP de Sora, mas são menores e a carga de MP não é mostrada.
Em Kingdom Hearts II, os medidores de HP e MP aparecem como dois meios arcos em volta de um círculo e estão localizados logo acima do medidor de HP do personagem do jogador.
Aumentando o máximo de pontos de vida
Em cada jogo, a maneira como se pode aumentar o HP máximo de Sora é diferente. Em Kingdom Hearts, o HP adicional foi automaticamente aumentado ao longo de vários níveis. Em Kingdom Hearts: Chain of Memories, aumentar o HP máximo era uma opção ao subir de nível, junto com o aumento do tamanho do deck e aprender um novo Sleight ao jogar como Sora, e aumentar os Attack Points e Dark Points ao jogar como Riku. Em Kingdom Hearts II e Kingdom Hearts Birth By Sleep, o HP máximo é aumentado como recompensa por completar certas tarefas, geralmente derrotando um Boss, ou equipando HP Boost. O total máximo de Pontos de Vida em Kingdom Hearts Re: Chain of Memories é 560.
Em Kingdom Hearts, o número total de pontos de vida obtidos ao longo do jogo depende de qual arma o jogador escolhe no início. O máximo de pontos de vida pode ser obtido se o jogador escolher o Dream Shield, o que permite que Sora alcance um número máximo de 111 HP ao final do jogo. Da mesma forma, cada uma das três Armas dos Sonhos corresponde a Força, Magia, Defesa ou HP.
Em Kingdom Hearts II, o número máximo de pontos de vida para Sora é 120, independentemente da arma que o jogador escolher no início do jogo.
Acessórios que aumentam o HP máximo quando equipados são outro método, e são recomendados quando os totais de HP iniciais para personagens são menores no início. Donald sofre do menor HP em Kingdom Hearts e Kingdom Hearts II e é recomendado equipá-lo com vários para compensar essa deficiência.
Em Kingdom Hearts 358/2 Days Story Mode, Roxas começa com 62 HP máximo e seu nível aumenta o HP máximo em 3. No Modo Missão, o HP máximo difere em torno dos personagens. Lexaeus tem o status de HP máximo mais alto e Zexion e Donald têm o mais baixo. O HP máximo só pode ser aumentado nivelando-se ou instalando um painel de anel que aumenta o HP máximo.
Reduzindo a perda de pontos de vida
Uma habilidade chamada Second Chance muda acertos críticos (aqueles que diminuiriam o HP para 0 ou menos) para acertos que apenas reduzem o HP para 1, exceto quando o HP já é 1.
Curiosidades
- O número máximo de pontos de vida para um determinado personagem varia de jogo para jogo. Por exemplo, em Kingdom Hearts Final Mix, os valores finais de HP para todos os personagens foram aumentados devido aos novos acessórios que foram introduzidos e aos bônus de nível que foram ajustados. O número total de Magic Points também foi alterado nos respectivos remakes de cada jogo, novamente por causa das armas e acessórios recém-introduzidos.
- Em Kingdom Hearts Final Mix, o Magic e os Hit Points alcançariam o mesmo ponto juntos, indicando que eles atingiram seu nível máximo. Porém, em Kingdom Hearts, pode-se notar que os medidores de HP e MP nem sempre atingirão seu máximo com o mesmo comprimento.
- Em cada jogo, o sistema de numeração da HP é diferente: os valores numéricos reais estão relacionados à barra da HP no HUD na tela. As versões Kingdom Hearts Final Mix, Kingdom Hearts II e Kingdom Hearts II Final Mix são as únicas exceções porque todas compartilham o mesmo sistema de numeração.
- Em alguns jogos, as dificuldades maiores afetam o HP máximo que um personagem pode obter. Por exemplo, no modo Crítico de Kingdom Hearts II Final Mix, o HP máximo é 60, enquanto é aumentado para 120 nos modos mais fáceis. Isso se deve ao fato de os bônus de HP no modo Crítico serem reduzidos pela metade.
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