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    papéis são as principais classes de personagens da série Cyberpunk. Começando com as nove funções originais encontradas no livreto Cyberpunk 2013, View from the Edge, as funções foram amplamente expandidas com cada novo Sourcebook. Alguns eram variações simples das funções clássicas e muitos eram totalmente novos, com base em localizações geográficas, equipamentos, tecnologia e habilidades.

    Conteúdo

    Principais funções

    Rockerboy

    Rockerboys são os bardos medievais do futuro sombrio, os rebeldes, os punks e os músicos que usam sua voz para inspirar as massas. Rockerboys estão lá para espalhar a mensagem anticorporação, para informar os oprimidos e fracos e para liderar grupos na batalha. O Rockerboy mais famoso de todos os tempos é Johnny Silverhand; um soldado desaparecido, ele lidera a banda Samurai o tempo todo conspirando contra a malvada corporação Arasaka.



    solo

    Normalmente ex-militares, quase certamente aprimorado cibernético com mais armamento do que um pequeno exército e pronto para explodir você se alguém estivesse pagando. O Solo é sua típica classe de personagem de arma para aluguel, que pensa primeiro, faz perguntas depois e recebe um salário por isso. Morgan Blackhand, descrito como o Solo do Solo, é o mais famoso desses mercenários.



    Embora uma reclamação comum seja que um solo de alto senso de combate é dominado no Cyberpunk 2020 na realidade; um nômade pode ter sua família inteira abrindo fogo contra ele, um corp pode ordenar um esquadrão de solos atrás dele, um consertador pode acertá-lo que outros solos irão persegui-lo, uma mídia pode torná-lo inimigo público nº 1 e um Netrunner poderia preparar uma armadilha letal para ele na Net; tudo isso provavelmente superaria o dito solo, mas requerem preparação.

    Netrunner

    Fanáticos do funcionamento da Rede. Em vez de viver em um espaço real onde suas habilidades são limitadas pela realidade, os Netrunners preferem experimentar a vida através dos meios oferecidos pelo universo artificial da Internet. Com acesso exclusivo ao Menu, eles se encontram naturalmente hábeis em minar as redes da empresa e invadir sistemas de segurança de alta prioridade para a vida e entretenimento. Essas transgressões de rede são necessárias para roubar fundos e informações das redes. Os dados roubados geralmente são vendidos a um terceiro comprador; no entanto, esses dados não vêm de graça, pois o Netrunner deve enfrentar o desafio final de homem contra máquina ao contornar os programas de contra-intrusão que protegem as fortalezas tecnológicas da Internet.

    Todo sistema de computador conectado à rede contém informações e dados. Embora muitas sejam anotações e registros inúteis, também há muitas coisas incrivelmente valiosas. Seja dinheiro para ganhar, planos corporativos, projetos de estrutura, dados classificados sobre novas tecnologias e invenções ou qualquer coisa do gênero, alguém em algum lugar o deseja e é um Netrunner que pode obtê-lo. Essa capacidade de infiltração e roubo cibernético é muito procurada, tornando a assistência de um Netrunner bastante cara. A despesa pesada é ainda mais acentuada pelo risco que os Netrunners enfrentam ao fazer seu trabalho.



    Embora a interação com uma interface virtual online pareça moderadamente segura, o Netrunning é muito mais perigoso do que a maioria poderia imaginar. Para acessar a Internet, um Netrunner deve se conectar usando hubs neurais e plugues de interface que se conectam diretamente ao cérebro. Por meio desses links, os dados são transferidos de e para seus destinos e, a menos que o Netrunner seja habilidoso o suficiente para encontrar os logs de acesso de um servidor e remover seu próprio IP, seu sinal pode ser rastreado. Se rastreado, o proprietário do servidor pode agir de acordo com muitas opções de acordo com as leis dracônicas sobre crimes de computador. Isso poderia ser contratar um esquadrão de ataque para o local de acesso, fazer com que o governo emitisse pesadas penas de prisão e uma limpeza mental ou fritar o cérebro do Netrunner por meio de seus plugues de interface na próxima vez que tentar se infiltrar no servidor.

    A maioria dos Netrunners gosta da emoção de seu trabalho, e os bons ganham uma vida decente com isso. São os poucos infelizes que foram queimados da rede, mas continuam vivos e sem qualquer acesso. O objetivo é não se tornar um desses poucos e aprimorar as habilidades de hackear a um nível que elas passem despercebidas e, mais importante ainda, impossíveis de rastrear, pois se a rede for removida de um Netrunner, é um desejo que sua vida seja removida como Nós vamos.

    Crystaljock

    Crystaljocks são hackers da "velha escola" no universo Hardwired. Eles usam vírus e aplicativos em vez de interfaces de realidade virtual.


    Tecnólogo

    "Você ganha a vida construindo, consertando e modificando - uma ocupação crucial em um mundo tecnológico onde ninguém sabe como metade das coisas funciona." Os técnicos normalmente têm as estatísticas mais altas do grupo e desempenham um papel importante em fazer com que a tecnologia funcione para eles. Ter um técnico em sua equipe é altamente recomendável.


    Se você for bom, está ganhando muito dinheiro. E esse dinheiro vai para novos gadgets, hardware e informações. Você vai comprar quase qualquer coisa nova - porque pode ter uma dúzia de aplicativos colaterais que você pode usar. É claro que seu trabalho no mercado negro não está apenas fazendo você amigos - ele também está acumulando um número impressionante de inimigos; pessoas que se depararam com sua obra e se ressentiram dela. Portanto, você investirá muito em sistemas de defesa e, se for realmente pressionado, convocará alguns marcadores em um Solo ou dois.

    Medtech

    Seu primo na rua é igualzinho a você, mas é um Medtechie. Em um mundo onde metade da medicina está relacionada à mecânica, faz sentido. Ele pode fazer uma técnica cirúrgica de mercado negro mais rápido do que você consertar uma torradeira, e os Solos estão sempre correndo até ele para consertar feridas ou instalar novos sistemas cibernéticos ilegais. Ele tem muitos dos mesmos problemas que você, mas espera seu novo emprego na Trauma Team lnc. vai afrouxar as coisas. Você espera que ele esteja certo. Você pode precisar dos serviços dele mais cedo do que pensa.

    Mídia

    Eles estão distorcendo a verdade lá fora. E você vai impedi-los. Alguém tem que fazer isso. As corporações governam o mundo. Eles despejam toxinas, desestabilizam economias e cometem assassinatos com igual impunidade. O governo não vai impedi-los - eles são donos do governo. A única coisa entre as corporações e a dominação mundial é a mídia. E é você.

    Você tem uma câmera de vídeo e um passe de imprensa - e não tem medo de usá-los. Você é uma figura nacional, vista todas as noites em um milhão de aparelhos de TV em todo o mundo. Você tem fãs, contratos e sua própria Corporação apoiando você. Eles não podem fazer você desaparecer. Quando você procura a sujeira e a lama que os funcionários corruptos e cães de colo corporativos tentam encobrir, você pode cavar fundo. Na manhã seguinte, você pode colocar os detalhes de seus crimes em todas as planilhas e telas de vídeo. Então o governo tem que agir.

    Uma semana atrás, você seguiu uma pista quente e descobriu uma corporação médica despejando drogas ilegais na rua. Esta semana, você está descobrindo uma guerra corporativa interna na América do Sul - uma guerra com jatos, bombas e ciber-tropas que matou quase sete mil pessoas inocentes. Cada nova história que você coloca no ar é mais um golpe para a liberdade e a justiça. Para não mencionar as classificações.

    Não é fácil. Eles tentaram pressionar sua Mediacorp dezenas de vezes. Você teve histórias suprimidas mais de uma vez. A pressão corporativa os forçou a cancelar seu programa de notícias. Cada vez, você ia ao topo, apoiado por seu diretor de notícias e sua equipe, e lutava para divulgar a história. Três ou quatro vezes, eles tentaram matá-lo - é por isso que seu backup é um guarda-costas do Solo crack e você tem um dos melhores 'Runners no negócio de vasculhar a Internet para apoiar suas histórias. Você tem que ser bom, senão.

    Seu 'Runner acabou de ligar com uma pista quente. Ele encontrou uma linha sobre vinte toneladas de armas ilegais de nível militar sendo transferidas para um porto na Bolívia - possivelmente nuclear. Você pega seu equipamento e sinaliza seu reforço. Você vai quebrar esses bastardos.

    Policial

    Antigamente, eles só atiravam em policiais. Agora você tem sorte se der um gole. A rua é cruel hoje em dia, cheia de novas drogas, novas gangues e novas armas que fazem um M-16 parecer um brinquedo de criança. Se você está em uma Força da Cidade, sabe como é ruim. Você está carregando pelo menos quatro armas de alto calibre, a maioria delas totalmente automáticas, usando um colete Kevlar que vai parar de 850 pés / lbs por polegada quadrada - e você ainda está desarmado e flanqueado. Metade das gangues são cibernéticas: supervelocidade, super reflexos, visão noturna aprimorada, armas em seus braços ... A outra metade são mercenários corporativos autônomos - gangues contratadas pelo Corpo para fazer cumprir suas políticas nas ruas. E aí está você - um policial de ronda ou detetive em um carro-patrulha blindado, patrulhando esta selva com predadores pesados.

    Os policiais corporativos vivem uma vida diferente: armas pesadas, armadura de combate completa, backup do Trauma Team, veículos de assalto AV-4 e girocopiadoras com mini-armas. Mas eles patrulham apenas os setores da cidade para os quais o governo os licencia. Os setores agradáveis ​​e limpos, cheios de novos prédios de escritórios e restaurantes chiques, onde nenhum punk psicopata vai fazer uma matança com um AK47. Você obtém as seções ruins. Prédios incendiados e carros abandonados, onde todas as noites há um novo tiroteio e outra grande oportunidade para uma morte complicada.

    Se você for realmente azarado, pode desenhar detalhes do PsychoSquad. Os caras do PsychoSquad conseguem o trabalho de caçar ciborgues fortemente armados e blindados que enlouqueceram. Claro, os caras do PS têm acesso a railguns, giroscópios e AVs. Mas um ciberpsicose sob ciberpsicose pode andar sob o fogo de uma metralhadora e não senti-lo. Muitos dos detetives do Psycho Squad também são malucos. Eles carregam com reflexos aumentados, pegam algumas armas monstruosamente enormes e vão caçar os ciborgues sozinhos. Mas você não é tão louco.

    Corporativo

    Nos velhos tempos, eles o teriam chamado de yuppie - um MBA acelerado e obstinado em sua ascensão na hierarquia corporativa. Claro, está vendendo sua alma para a Empresa, mas enfrente isso; as Corporações governam o mundo Cyberpunk. Eles controlam governos, mercados, nações, exércitos - você escolhe. E você sabe que quem controla as Corporações controla tudo o mais.

    No momento, sua vida como executivo júnior não é nada fácil. Existem caras abaixo de você que matariam por uma chance no seu trabalho. Existem caras em cima de você que matariam para mantê-lo fora de seus empregos. E eles não estão brincando sobre o assassinato - cada novato na Corporação tem sua própria equipe de Solos e Netrunners para cobrir seus projetos favoritos. Sabotar? Constantemente. Suborno? Rotina. Chantagem? Comum. Promoção por assassinato? Sempre uma possibilidade. As apostas são altas demais - um deslize e você pode estar na rua com o resto do lixo, ou morto.

    E os projetos que seus supervisores lhe dão! Alguns são bastante diretos; projetar um novo cronograma de produtividade para a subsidiária médica da Corporação. Alguns são bastante cruéis - envie uma equipe de "operações negras" para a cidade para espalhar uma praga de designer para que a equipe de marketing possa limpar a venda da vacina. Na semana passada, você liderou uma equipe mista de Solos, 'Runners e Techies em uma corrida de headhunting para sequestrar um pesquisador de uma empresa rival. Na semana anterior, seu projeto era roubar planos para um novo ônibus espacial suborbital da Agência EuroSpace (para que a Divisão Aeroespacial pudesse copiar o projeto e vendê-lo aos soviéticos).

    Você disse a si mesmo que entrou para a Corporação para torná-la um local melhor - trabalhar por dentro, você disse. Mas agora você não tem tanta certeza. Seus ideais estão um pouco manchados e as coisas estão ficando muito sombrias. Mas você não pode se preocupar com a ética agora. Você tem um relatório para entregar em uma hora e parece que aquele cara do departamento de vendas está planejando congelar seu banco de dados para sempre. Você vai colocar gelo nele primeiro.

    Fixador

    Você percebeu rapidamente que nunca iria entrar em um trabalho corporativo. E você também não achava que era durão ou louco o suficiente para ser um Solo. Mas, como um pequeno punk, você sabia que tinha um talento especial para descobrir o que as outras pessoas queriam e como conseguir isso para elas. Por um preço, claro.

    Agora, seus negócios passaram do negócio de centavos e centavos para o grande momento. Talvez você mova armas ilegais pela fronteira. Ou roubar e revender suprimentos médicos das Corporações. Talvez você seja um corretor de habilidades atuando como um agente para Solos e 'Runners de alto preço, ou até mesmo contratando um pacote Nomad inteiro para apoiar os contratos de um cliente. Você compra e vende favores como um padrinho da máfia à moda antiga. Você tem conexões com todos os tipos de negócios, negócios e grupos políticos. Você não faz isso diretamente, é claro - não, você usa seus contatos e aliados como parte de uma vasta rede de intriga e coerção. Se há uma boate badalada na cidade, você já comprou. Se houver novas armas de classe militar na rua, você as contrabandeou. Se houver uma guerra corporativa acontecendo, você está negociando entre os lados de olho na chance principal.

    Mas você não está totalmente nisso pelo dinheiro. Se alguém precisar desligar o calor, você os esconderá. Você consegue moradia para as pessoas quando não há, e você traz comida quando os bairros estão bloqueados. Talvez você faça isso porque sabe que eles ficarão em dívida com você mais tarde, mas você não tem certeza. Você é uma parte Robin Hood e duas partes AI Capone. Nos anos 90, eles o chamariam de senhor do crime. Mas esta é a fragmentada, desagradável e mortal 2020. Agora eles chamam você de Fixer.

    Panzerboy

    Panzerboys são pilotos que voam em transportes de carga blindados e invisíveis carregados com mercadorias contrabandeadas.

    Panzerboys em Hardwired não tem uma habilidade especial específica de função única. Os pilotos que usam controles manuais usam Senso de Combate. Aqueles que usam conectores de interface usam Interface, o que lhes permite controlar diretamente seu veículo e suas armas e sistemas de defesa.

    Veículo Zen é uma habilidade especial do livro de fontes; Quando a gravidade falha. O piloto ou motorista de um veículo com esta habilidade especial é capaz de fazer maravilhas com qualquer veículo que opere.

    Nômade

    Eles expulsaram sua família da Fazenda há dez anos. As Corporações entraram em ação, assumiram o controle das terras e colocaram policiais de aluguel por toda parte. Não foi a primeira vez que aconteceu; não seria o último. Gradualmente, sua família se juntou a um monte de outras famílias sem-teto, e eles conheceram outro grupo ... até que você criou um bando de nômades de quase duzentos membros.

    Agora, amontoado em uma frota enorme e desordenada de carros, vans, ônibus e trailers, seu pacote Nomad vagueia pelas rodovias. Você procura suprimentos, biscates e peças sobressalentes em um mundo onde a sociedade se fragmentou. O pacote é sua casa - ele tem professores, Med Techs, líderes e mecânicos é praticamente uma cidade sobre rodas na qual todos são relacionados por casamento ou parentesco. Às vezes, a Manada chega a uma cidade apenas para abastecer ou obter comida. Outras vezes, ele oscila para o sul para acompanhar a colheita; você colhe safras em troca de dinheiro ou comida. Packs menos cumpridores da lei são como exércitos móveis, aterrorizando cidades e alugando como músculos em guerras corporativas. Por razões óbvias, os policiais não gostam de Nomads. Mas não importa - seus veículos geralmente são bem blindados e cheios de armas roubadas; mini-armas, lançadores de foguetes e similares. Toda criança sabe usar um rifle, e todo mundo carrega uma faca. Ser sem-teto nos anos 2000 não é fácil.

    Os membros mais visíveis da Manada são os cavaleiros blindados de couro de escoteiros em bicicletas ou em carros rápidos do músculo, que protegem o comboio de ataques e procuram acampamentos seguros. Como um escoteiro, você está à procura de problemas, e geralmente pode encontrar o suficiente, com matilhas nômades rivais, a lei e as corporações atrás de você. Como um cowboy dos dias modernos, você percorre a trilha difícil. Você tem uma arma, uma bicicleta e isso é tudo de que precisa. Você é um Nômade.

    PONDSMITH, M. Cyberpunk 2013. 1ª ed., Berkeley, CA, R. Talsorian Games, 1988.
    PONDSMITH, M. Cyberpunk 2020 Corebook. 2ª ed., Berkeley, CA, R. Talsorian Games, 1990.
    PONDSMITH, M. Cyberpunk RED Corebook. 1ª ed., Kenmore, WA, R. Talsorian Games, 2020.
    CD Projekt RED. Cyberpunk 2077. Videogame, multiplataforma. Polônia, CD Projekt SA, 2020.

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