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    Niantic

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    Niantic

    Logotipo da Niantic

    Niantic é uma empresa americana de desenvolvimento de software com sede em San Francisco, mais conhecida por desenvolver os jogos de realidade aumentada para celular Ingress, Pokémon GO e Harry Potter: Wizards Unite.



    A empresa foi formada como Niantic Labs em 2010 como uma startup interna do Google. A empresa se tornou uma entidade independente em outubro de 2015. Possui escritórios em San Francisco, Bellevue, Los Angeles, Sunnyvale, Hong Kong, Tóquio e Londres.

    Conteúdo

    História

    Fundação

    A empresa foi formada em 2010 por John Hanke como Niantic Labs, uma startup interna do Google. A empresa recebeu o nome do navio baleeiro Niantic, que veio para São Francisco durante a corrida do ouro na Califórnia em 1800. Na época em que o Ingress foi lançado, a Niantic tinha 35 funcionários.


    Como uma empresa privada e independente

    A empresa saiu do Google em outubro de 2015, logo após o anúncio do Google de sua reestruturação como Alphabet Inc. Durante o spinout, a Niantic anunciou que o Google, a Nintendo e a The Pokémon Company investiriam até $ 30 milhões em financiamento da Série A, $ 20 milhões adiantados e os $ 10 milhões restantes em financiamento condicionado ao cumprimento de certos marcos pela empresa, para apoiar o crescimento da empresa e de seus produtos.


    Em fevereiro de 2016, a Niantic anunciou que havia garantido um adicional de US $ 5 milhões em financiamento da Série A, incluindo investimentos de empresas de capital de risco Alsop Louie Partners e You & Mr. Jones Brandtech Ventures, bem como investidores anjos Lucas Nealan, Cyan Banister e Scott Banister . Ao adicionar mais suporte para o crescimento da empresa, esse investimento permitiu que a Niantic trouxesse pioneiros da indústria estratégica, incluindo a adição de Gilman Louie ao seu conselho.

    Em novembro de 2017, a Niantic levantou $ 200 milhões em financiamento da Série B de vários investidores, liderados pela Spark Capital. Megan Quinn, da Spark, juntou-se ao conselho de diretores da Niantic durante esta rodada de investimentos.

    Em janeiro de 2019, foi relatado que a Niantic havia levantado US $ 245 milhões adicionais em uma rodada de arrecadação de fundos da Série C. A rodada foi liderada por Institutional Venture Partners (IVP), mas também incluiu investimentos de parceiros estratégicos como AXiomatic Gaming e Samsung Ventures.

    Plataforma Niantic Real World

    Em junho de 2018, a Niantic compartilhou uma prévia da tecnologia que vinham desenvolvendo há anos: a plataforma Niantic Real World. A plataforma principal consiste em um conjunto de ferramentas, incluindo: AR Cloud, segurança anti-cheat, dados POI, IAP, social, analytics, CRM, patrocínio e muito mais. A Niantic mencionou que pretende abrir a plataforma no futuro para ser usada por desenvolvedores terceirizados.


    Em dezembro de 2018, a Niantic anunciou seu Beyond Reality Developer Contest oferecendo a desenvolvedores terceirizados a oportunidade de desenvolver uma nova experiência de jogo na plataforma Niantic Real World para uma chance de competir por um prêmio de mais de $ 1 milhão.

    John Hanke

    Niantic

    John Hanke, fundador e CEO da Niantic


    John Hanke (nascido em 1967) é um empresário e executivo americano. Ele é o fundador e atual CEO da Niantic, Inc., uma empresa de desenvolvimento de software derivada do Google que projetou o Ingress, Pokémon GO e Harry Potter: Wizards Unite. Hanke liderou anteriormente a divisão Geo do Google, que incluía Google Earth, Google Maps, Local, StreetView, SketchUp e Panoramio.

    Hanke ingressou no Google como parte da aquisição da Keyhole e se tornou vice-presidente de gerenciamento de produtos da divisão Geo. Durante este período, ele supervisionou a transformação da tecnologia da Keyhole em Google Earth e Google Maps em 2005. Ele também negociou um acordo para incluir o Google Maps no iPhone. Outros produtos importantes se seguiram, incluindo StreetView, SketchUp e Panoramio. Durante este período, ele formou uma equipe que mais tarde usaria para formar a Niantic.

    Em 2010, Hanke recebeu recursos para contratar uma unidade de jogos do Google e a nova startup interna foi batizada de Niantic Labs. Voltando às suas raízes nos jogos, a empresa criou um jogo multijogador baseado em localização de realidade aumentada chamado Ingress. O jogo teve um milhão de jogadores em um ano de seu lançamento em 2013 e sete milhões em 2015.


    John Hanke liderou a separação da Niantic do Google no final de 2015 e levantou $ 30 milhões do Google, Nintendo e Pokémon. Ele permaneceu como presidente-executivo da empresa e orientou a empresa no lançamento do Pokémon GO em julho de 2016, que agora gera mais de US $ 2 milhões em receitas diárias.

    Produtos

    Viagem de campo

    Artigo principal: Viagem de campo

    Em 2012, a Niantic's lançou seu primeiro produto, Viagem de campo, um aplicativo móvel baseado em localização que agia como "seu guia para as coisas legais, ocultas e únicas no mundo ao seu redor."


    Ingress e Ingress Prime

    Artigo principal: Ingresso

    O primeiro jogo de realidade aumentada da Niantic - Ingresso, foi inicialmente disponibilizado no Android por convite apenas em novembro de 2012. Em seguida, foi lançado publicamente em outubro de 2013. Uma versão iOS foi lançada em julho de 2014.

    Inicialmente, a Niantic adotou uma abordagem alternativa para monetização, desviando-se dos padrões de desenvolvimento de aplicativos móveis mais tradicionais, como colocação de anúncios e compras no aplicativo. No entanto, após a separação com o Google em 2015, a compra no aplicativo foi implementada para o Ingress. O fundador e CEO John Hanke observou que o Ingress é uma espécie de prova de conceito, acrescentando que uma próxima etapa poderia envolver o empacotamento de interfaces de programação de aplicativos (APIs) do aplicativo Ingress para atrair os desenvolvedores.

    Em novembro de 2018, a Niantic lançou uma versão totalmente renovada do jogo com a marca Ingress Prime. O Prime foi completamente reescrito e a Niantic usou os aprendizados críticos obtidos com Pokémon GO e Ingress para seu desenvolvimento. A Niantic também manteve o jogo Ingress mais antigo como um download separado chamado Scanner [REDACTED]. A intenção do jogo Ingress mais antigo é ajudar na transição para o Prime, já que a paridade de recursos é alcançada entre os dois jogos em 2019.

    Endgame: Proving Ground

    Artigo principal: Endgame: Proving Ground

    O segundo jogo para celular anunciado (mas ainda não lançado) da Niantic, Endgame, é um projeto de narrativa transmídia que consiste em um jogo de realidade alternativa, Endgame: Ancient Truth, romances de James Frey começando com Endgame: The Calling e o aplicativo para celular, Endgame: Proving Ground.

    Pokémon GO

    Artigo principal: Pokémon GO

    Em setembro de 2015, foi anunciado que a Niantic estava desenvolvendo Pokémon GO em parceria com a Nintendo e The Pokémon Company para dispositivos iOS e Android. O jogo foi lançado inicialmente na Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos em julho de 2016 (e lançado para grande parte do resto do mundo no restante de 2016), onde se tornou um fenômeno global da noite para o dia, aumentando significativamente o uso e a visibilidade de tecnologia de realidade aumentada.

    Além de liderar as paradas das lojas de aplicativos na maioria das regiões, a Apple Inc. anunciou que Pokémon GO se tornou o aplicativo mais baixado na primeira semana, que foi superado por Super Mario Run no final daquele ano. Os relatórios indicaram que os usuários estavam gastando mais tempo no Pokémon GO do que no Facebook, Twitter, Snapchat, Tinder e Instagram. Em um mês, o Pokémon GO foi baixado mais de 100 milhões de vezes, com receitas diárias superiores a US $ 10 milhões.

    Exatamente dois meses após seu lançamento, na palestra da Apple em setembro, John Hanke anunciou que Pokémon GO ultrapassou 500 milhões de downloads em todo o mundo e que jogadores de todo o mundo caminharam mais de 4.6 bilhões de quilômetros. Em dezembro, foi anunciado que a distância quilométrica alcançada em setembro quase dobrou para mais de 8.7 bilhões de quilômetros, o que significa que os jogadores coletivamente caminharam mais longe do que a distância de Plutão. No final de fevereiro de 2017, Pokémon GO ultrapassou 650 milhões de downloads.

    Durante o evento no jogo Adventure Week em maio de 2017, a Niantic anunciou que os jogadores caminharam coletivamente mais de 15.8 bilhões de quilômetros, aproximadamente a distância da Terra além da borda do sistema solar. Em 8 de junho de 2017, foi revelado que Pokémon GO foi baixado mais de 750 milhões de vezes em todo o mundo. Em 2019, foi revelado que o Pokémon GO foi baixado mais de 1 bilhão de vezes.

    Como o Ingress, o Pokémon GO tem uma abordagem semelhante para monetização. O jogo tem duas fontes principais de receita, compras no aplicativo e parcerias regionais. Até o momento, o Pokémon GO estabeleceu várias parcerias em todo o mundo, entre as quais a Sprint e a Starbucks nos Estados Unidos, a Reliance Jio na Índia e a Unibail-Rodamco na Europa.

    Harry Potter: Wizards Unite

    Artigo principal: Harry Potter: Wizards Unite

    Em novembro de 2017, foi anunciado que a Niantic estava desenvolvendo Harry Potter: Wizards Unite em parceria com a Warner Bros. Interactive Entertainment e WB Games San Francisco, sob o banner Portkey Games.

    O jogo de RA para celular, inspirado no Mundo Mágico de JK Rowling e Harry Potter, permite aos jogadores "explorar bairros e cidades do mundo real para descobrir artefatos misteriosos, aprender a lançar feitiços e encontrar feras lendárias e personagens icônicos ao longo do caminho" . O jogo foi lançado na Nova Zelândia como uma versão beta aberta em 16 de abril de 2019. Os testes beta na Austrália começaram em 1º de maio de 2019.

    O jogo começou oficialmente seu lançamento mundial em 21 de junho de 2019, com um lançamento nos Estados Unidos e no Reino Unido, e lançado para grande parte do resto do mundo em 22 de junho de 2019.

    CATAN World Explorers

    Artigo principal: Catan: exploradores mundiais

    Após alguns meses de silêncio sobre o possível acordo, Niantic confirmou ao The Verge que eles estiveram envolvidos com a criação do jogo.

    Em novembro de 2019, a CATAN GmbH anunciou no Spiel de 2019 que estava trabalhando em um "próximo jogo multijogador baseado em localização" intitulado CATAN World Explorers. O jogo será baseado nos jogos de tabuleiro Catan - os jogadores irão se mover pelo mundo real, usando seus smartphones para construir um universo Catan.

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