Modelagem sólida (mais comumente referido como sindicatos, ou uma UnionOperation) é um recurso no Roblox Studio que combina ou nega duas ou mais partes para formar um objeto denominado União. A modelagem de sólidos existe desde 2014, fruto de um projeto Hack Week. Em 2017, a Roblox lançou o CSGv2, projetado para lidar com as limitações do sistema original, embora possua algumas próprias.
Conteúdo
- 1 Limitações de modelagem de sólidos
- 2 Diferenças entre CSGv1 e CSGv2
- União 3
- 3.1 Como se unir
- 4 negar
- 4.1 Como negar
- 5 separados
- 6 links externos
Limitações de modelagem de sólidos
A modelagem sólida oferece suporte apenas aos tipos de peças de bloco, esfera, cunha e cilindro. Os sindicatos também suportam apenas uma cor e material por sindicato.
O reescalonamento de uma Union irá dimensioná-la uniformemente, mudando o tamanho em todas as direções.
As colisões também não são uma a uma com a aparência do sindicato. O Roblox simplifica os modelos de colisão de malha e união para economizar armazenamento - isso pode resultar em interações físicas consideravelmente incorretas.
Em alguns casos, pode ser melhor usar peças regulares em vez de uma união. Usar menos Uniões pode aumentar o tempo de carregamento.
Diferenças entre CSGv1 e CSGv2
Ambos os sistemas têm diferenças que podem levar a alguns casos em que um seria mais desejável de usar do que o outro.
CSGv1
Benefícios
- CSGv1 faz com que as arestas na geometria pareçam suaves.
- Ao trabalhar conforme o esperado, ele nega e une as peças com precisão.
desvantagens
- CSGv1 tem um máximo de 2,500 triângulos, o que pode ser muito limitante em alguns casos.
- A geração de união é mais sujeita a erros do que CSGv2.
CSGv2
Benefícios
desvantagens
- As uniões geradas com CSGv2 estão sujeitas a corrupção e não podem ser carregadas.
- A falta de suporte de sombreamento suave faz com que as arestas na geometria se destaquem mais e pareçam nítidas.
União
As uniões são várias partes, uniões ou uma combinação das duas, fundidas em um novo objeto que é capaz de interagir com outros objetos.
Como se unir
Criar um sindicato é simples. Selecione as partes que deseja combinar e clique no botão União na guia MODELO para criar uma União.
negar
NegativeParts são peças que podem ser subtraídas de uma União ou de uma Parte para criar uma nova União. O mesmo lim
itações aplicam-se à negação, assim como ao criar um sindicato.
Como negar
A negação requer um ou mais NegativeParts e um ou mais Unions ou Parts. Eles também precisam se cruzar. Quando sua (s) Parte (s) Negativa (s) e suas Uniões ou Partes regulares estiverem se conectando, selecione-as e clique no botão União na guia MODELO para subtrair.
Separado
As uniões podem ser separadas para corrigir erros ou fazer ajustes na geometria. Selecione o sindicato que deseja separar e clique no botão Separar na guia MODELO.
Links externos
- Modelagem 3D com peças no Roblox Developer Hub
Novo sistema CSG no Studio: experimente, diga-nos o que você acha nos Fóruns de desenvolvedores Roblox