Os Jodes são um pacote Nomad e membro das Sete Nações apresentadas no Cyberpunk 2020.
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A família Jode original veio de Oklahoma, Texas e Kansas. Eles não foram expulsos pela crise econômica, mas pela crise ecológica: conforme as terras agrícolas morriam, as pessoas que as trabalhavam começaram a morrer também. Em 1998, as grandes tempestades de areia eliminaram a possibilidade de alguém cultivar por um bom tempo, e aqueles que tinham essa força começaram a se dirigir para o oeste em direção à Califórnia por nenhuma outra razão além de parecer mais fácil do que ir para o leste através das áreas mais densamente povoadas da América em Colapso. Esta massa de povos agrícolas (ainda não organizados de forma alguma) derivou para o Colorado e lá, encontrando um lugar onde pudessem descansar, se estabeleceu por alguns meses.
A vida era dura durante este período para as pessoas que se tornariam os Jodes. Eles não queriam nada mais do que descansar um pouco, pegar um pouco de comida e passar o outono que se aproximava em relativa paz. Havia comida suficiente para ser recolhida (se alguém soubesse onde procurar), e as famílias tiveram que se preparar para a travessia das Montanhas Rochosas. Os habitantes locais, no entanto, não ficaram satisfeitos com o influxo de estranhos famintos. Uma noite, algumas centenas de moradores locais organizaram uma incursão para dispersar esses novos refugiados.
Os fazendeiros e moradores da cidade que constituíam os viajantes não eram diferentes dos fazendeiros e moradores da cidade que vinham para matá-los. Eles eram pessoas privadas que se mantinham isoladas e não queriam problemas, mas também estavam preparados para o caso de surgirem problemas. A maioria dessas famílias tinha caça básica ou armas protetoras de algum tipo, e como cada uma entendia que as outras pessoas na América estavam em tão mau estado quanto eles, a maioria dos grupos de famílias postou sentinelas. Quando os atacantes atacaram durante a noite, eles não tiveram a vitória fácil que esperavam; o ataque mal planejado desmoronou rapidamente e a noite degenerou em uma série de tiroteios desconexos em todo o interior do Colorado. No entanto, a surpresa e a concentração do poder de fogo trabalharam a favor dos invasores, e eles se retiraram sem muitas baixas.
Este ataque injustificado enfureceu os viajantes, pois mais de quatrocentos de seu povo foram mortos durante a noite. No dia seguinte, Malaquias, um homem de Deus (ou assim é contado), teve a ideia de que cada família deveria enviar um representante para conselho. O representante não deve ser o membro mais capaz da família, que ele disse que deveria ficar de guarda caso os agressores voltassem, mas alguém da confiança de todos.
Naquela manhã, cento e vinte refugiados participaram do conselho. Malaquias, em virtude de ter tido a ideia, presidiu a reunião. Todos eles estavam cansados, disse ele. Eles ainda tinham um longo caminho a percorrer para chegar à Califórnia, mas o que fariam quando chegassem? Ele tinha ouvido falar de pessoas que perderam suas casas e meios de subsistência, como fizeram, formando uma coalizão para fazer trabalhos para o governo - trabalhos de salvamento, projetos de irrigação, coisas que muitos deles haviam feito em casa. Ele falou sobre como se defender, proteger seus filhos e sobre o inverno difícil que viria. Malaquias pediu ao representante que falasse o que pensavam sobre os problemas em questão. Cada um, sendo homem e mulher de poucas palavras, falou de forma sucinta. Após cerca de quatro horas, ficou claro que todos os presentes estavam de acordo.
Todos queriam proteção para suas famílias, vingança contra seus agressores e a liberdade de deixar essa coalizão potencial quando sentissem que era o momento certo. Malaquias respondeu que todos os seus medos e desejos eram bem fundamentados e que eles poderiam enfrentar essas adversidades juntos assinando uma parceria. Grandes ideias sempre devem ser postas no papel, disse ele; o Mayflower Compact, a Declaração de Independência e a Constituição foram escritos para que todos pudessem ver. Ninguém sabe ao certo quem escreveu a versão original do Compacto; sua origem está rapidamente se tornando uma questão de folclore e lenda. A redação é geralmente atribuída a Malachi Jode, mas ele nega. Mas o acordo que eles assinaram no dia seguinte era simples e foi a base e inspiração para o Código Nômade atual
- Proteja sua família primeiro, depois proteja o Clã.
- Não roube nada dos outros no Clã.
- Não acumule nada que possa beneficiar outras pessoas do Clã.
cidade para retribuir os locais por seu ataque malicioso, apesar das objeções de Malachi à vingança. Eles não planejaram um massacre aberto, como havia sido tentado contra eles. Em vez disso, eles planejaram roubar da cidade seu sustento, deixando-os sem recursos para sobreviver ao inverno. Não foi assim.
A cidade era uma comunidade agrícola de cerca de dois mil. Durante a noite, os nômades invadiram e saquearam todas as fazendas, lojas e casas que puderam alcançar. Vários dos nômades fugiram do controle e mataram por despeito ou vingança, alguns estuprados e queimados, e alguns rapazes ou moças sequestrados de acordo com seu gosto. Claro, os cidadãos alertas atiraram nos nômades. Depois de algumas horas, os eventos degeneraram em caos total. Pela manhã, os nômades haviam matado um terço da população, sequestrado muitos outros e saqueado tudo de valor da cidade.
Malachi ficou furioso, assim como muitos dos outros nômades. Eles perceberam que qualquer lei que ainda existisse estaria procurando por eles em breve, talvez com os remanescentes da Guarda Nacional. Eles fizeram tudo o que puderam considerando as circunstâncias: eles correram.
Uma semana depois, o terremoto de 98 tirou Los Angeles de seu status de terra de leite e mel. Inicialmente, isso afligiu os nômades, mas os mais equilibrados entre eles perceberam que poderia haver trabalho para eles lá, então acamparam em uma área remota e enviaram emissários para falar com as autoridades. No final das contas, os Jodes venceram dois grupos mais experientes para o contrato de reconstrução de Los Angeles, na época o negócio mais lucrativo que os nômades haviam fechado. Para manter boas relações, os Jodes ficaram com a maior parte do trabalho, mas deixaram o clã Aldecaldo, mais experiente, supervisionar o projeto e recrutar mão de obra adicional conforme necessário.
Os Jodes trabalharam muito e prosperaram em LA. Depois que o contrato terminou, eles se mudaram para o noroeste, cultivando a floresta queimada em campos. Alguns permaneceram na Califórnia trabalhando em outros empregos na construção, e alguns se juntaram a seus irmãos nômades no TransCon Maglev. Em todos os campos de atuação, os Jodes continuaram a prosperar.
Apesar disso, o clã foi evitado por um tempo pelo resto dos nômades. Suas raízes eram muito diferentes da maioria dos primeiros nômades, e sua pronta aceitação de estranhos os fez suspeitar. Muitos dos outros clãs achavam que os Jodes se tornariam outra gangue e tornariam a vida mais difícil para o resto deles. Todos esses temores se revelaram infundados, mas levou anos para os Jodes provarem isso para o resto dos nômades.
O nome Yode "não foi adotado pelo próprio clã, era uma referência aos Okies no clássico de Steinbeck, The Gropes Of Wrath. Usado pela primeira vez em um noticiário da CNN no início de 1998, o termo foi uma referência geral aos despossuídos das taças de poeira daquele ano, mas com o alto perfil do clã na reconstrução de LA, o nome logo se tornou sinônimo daquele grupo particular de nômades. Depois de um tempo, alguns membros cooptaram o nome para assinar documentos legais O primeiro foi Malaquias, que assinou o nome "Jode" no contrato com a cidade de Los Angeles. Ainda há debates se isso foi um movimento presciente ou uma declaração social irônica.
Ao contrário de outros grupos nômades, os Jodes trabalharam ativamente para rejeitar a cultura da estática e se sentem muito desconfortáveis no que consideram situações "estáticas". Acampamentos Jode nunca são encontrados dentro dos limites de uma cidade. Muitas superstições anteriores ganharam importância religiosa com o clã: os fantasmas do cw, os espíritos da estrada aberta, o zeitgeist, o medo da prisão e muitas outras crenças agora moldam sua visão de mundo. [1]
- ↑ WINN, R. Neo Tribes. 1ª ed. Berkeley CA: R. Talsorian Games, 1994 (pág.21-23)