Explosões são objetos Roblox que simulam o efeito de uma explosão. Ao explodir, eles empurram as peças e criam crateras no terreno próximo. Explosões também irão quebrar as juntas das peças próximas.
Explosões só serão exibidas e terão efeito se estiverem localizadas na área de trabalho. Eles irão desaparecer imediatamente após explodir. O código a seguir irá criar uma explosão, colocá-la na área de trabalho e criar uma referência a ela na variável explosão:
explosão local = Instance.new ("Explosão", espaço de trabalho)
Explosões têm uma propriedade chamada 'Posição', como peças. Essa propriedade pode ser usada para definir a posição onde eles explodirão. Observe que colocar uma explosão em uma peça ou modelo não o fará explodir perto desse modelo ou peça, a menos que você defina sua posição de acordo. Neste caso, vamos colocá-lo na posição :
explosão.Posição = Vector3.new (1, 2, 3)
As explosões também têm duas outras propriedades: BlastRadius e BlastPressure. O primeiro define o raio da explosão e o segundo define sua pressão. O raio é a distância que a explosão cobrirá, enquanto a pressão é a força com que ela afastará as peças.
A pressão padrão é 500000. Isso é o suficiente para criar uma explosão média (imagine a explosão produzida pelo clássico lançador de foguetes). Se as explosões tiverem pressão muito baixa, elas não empurrarão as peças e quebrarão as juntas. Isso pode ser usado para obter o efeito visual sem afetar o jogo. Digamos que não desejemos uma explosão muito poderosa, então definiremos a pressão para 5000 e o raio para 8 (que é o dobro do raio padrão de 4):
explosão.BlastPressure = 5000 explosão.BlastRadius = 8
Uma terceira propriedade, a propriedade ExplosionType, pode ser usada para definir o tipo de explosão. O tipo de explosão pode ser usado para fazer com que se comporte de maneira diferente com o terreno. Vamos fingir que queremos uma explosão que empurra as peças e quebra as juntas, mas não destrói o terreno:
explosão.ExplosionType = Enum.ExplosionType.NoCraters
As explosões também têm um evento denominado evento Hit. Ele dispara quando a explosão atinge uma parte e fornece, como argumentos, a parte e a distância dela e o centro da explosão (antes de ser empurrado, isto é). Com este evento, você pode, por exemplo, fazer as peças desaparecerem quando forem atingidas por uma explosão ou adicionar um objeto Fogo a elas para fazer com que pareçam estar queimando.
Aparência
2006-meados de 2007: Explosões pareciam uma bola vermelha. Se um Robloxiano tocar nele, eles serão mortos instantaneamente. Se um tijolo estiver ao alcance, ele se separará sem diminuir a pressão de explosão.
2007-2009: As explosões pareciam mais com uma explosão real, com uma esfera no centro, as funções são as mesmas de 2006-2007. [1]
2009–2012: As explosões tornaram-se um pouco mais brilhantes. E o orbe é removido, da mesma forma que em 2006–2007 das funções.
2012–2014: As explosões foram extremamente mais escuras. Mesmas funções de 2006–2007.
Início de 2014 – Final de 2014: Explosões no cliente desapareceram constantemente em 1 segundo quando o próprio motor do Roblox foi implementado, as mesmas funções de 2006–2007.
2014–2015: as explosões são agora muito mais realistas e brilhantes, e uma onda de choque emite a partir delas, as mesmas funções de 2006–2007.
Presente em 2015: as explosões são ligeiramente mais brilhantes, criam uma luz branca conforme ocorrem e enviaram pequenas bombas de lava (que irão matá-lo se você estiver perto da explosão).
Galeria
Explosões em 2006 e 2007.Explosões no final de 2007–2009.Explosões do final de 2009 a janeiro de 2012Explosões de janeiro de 2012 a dezembro de 2014Explosões como elas parecem agora.Referências
- ↑ https://blog.roblox.com/2007/10/an-explosive-roblox-release/