Sabotar? Constantemente. Suborno? Rotina. Chantagem?
Comum. Promoção por assassinato? Sempre uma possibilidade
Cyberpunk 2013: visão da borda
A Corporações (Megacorporações or MegaCorps) são empresas multinacionais gigantes que dominam o mundo Cyberpunk. Eles podem variar de simples corporações de mídia a empresas de segurança em todo o mundo, a única coisa que você precisa lembrar é que eles matarão qualquer um que estiver em seu caminho. As corporações neste mundo são freqüentemente vistas como nações soberanas de si mesmas e usam seu poder para mudar o mundo ao seu redor.
Conteúdo
- 1 Visão
- 2 Entrada de banco de dados (2077)
- 3 tipos de corporações
- 3.1 Mídia
- 3.2 Agricorps
- Fabricação 3.3
- 3.4 Computação
- 3.5 Aumentos
- 3.6 Forças Armadas
- Serviços 3.7
- 3.8 Banking
- 4 guerras corporativas
- 5
- 6
Visão geral
No mundo do Cyberpunk, as corporações são uma das coisas mais proeminentes na vida cotidiana. Muito parecido com as corporações do mundo real do século 21, eles são conglomerados mundiais, que operam 24 horas por dia, 7 dias por semana, comprando, vendendo ou prestando serviços para muitas pessoas ao redor do mundo. As corporações, e seus integrantes, buscam progredir por todos os meios necessários. A cultura empresarial "cruel" não é mais uma metáfora, pois chantagem, extorsão, suborno, sequestro, espionagem e assassinato se tornaram comuns no mundo do colarinho branco. Normalmente, as pequenas empresas agem acima da lei, ao passo que as empresas realmente bem-sucedidas são a lei.
No mundo sombrio e perigoso do Cyberpunk, as Corporações operam mais como pequenas nações do que como empresas. Os CEOs são mais como monarcas, mantendo-se no poder enquanto podem e usando a empresa para cumprir suas ordens. Os escândalos são deixados de lado e as tomadas de poder são rapidamente tratadas com uma bala. Os membros mais jovens precisam estar sempre atentos, com os funcionários de nível inferior ansiosos por uma chance de seu emprego e os de nível superior dispostos a agarrá-los com força letal.
Estrutura
A estrutura de poder da corporação é normalmente configurada de forma que o CEO ou presidente esteja no topo da cadeia alimentar. Abaixo deles está um mar de executivos de nível médio a alto, todos competindo por uma chance de progredir na escada. Executivos juniores são o que você chamaria de yuppie com mais dinheiro do que bom senso, eles normalmente executam projetos menores, como extorquir um rival menor ou espionagem corporativa. Acima deles estão os gerentes, que supervisionam todo um departamento. As principais brigas internas nas corporações começam aqui, com truques sujos, nepotismo e desonestidade sendo o principal fator nas promoções para o próximo nível. Nesse nível, você vê os VPs cuja função abrange principalmente a gestão do dia-a-dia da empresa. Acima deles, você tem a alta administração, seus vários oficiais de designação C, CEO, COO, CFO, etc. Fundadores, proprietários, principais partes interessadas às vezes compõem este nível da empresa, mas é mais provável que sejam vistos no conselho de administração. Estes são os únicos com o verdadeiro poder e sempre viajam com uma presença fortemente armada.
História
Após o colapso do mercado mundial de 1993, muitas empresas enfrentaram a falência e faliram. Muitas grandes empresas que sobreviveram tornaram-se ainda maiores. No caso da Corporação Arasaka, eles não apenas sobreviveram ao colapso, mas se beneficiaram muito com isso e foram capazes de recolher os pedaços de corpos muito menores. O colapso do Post, os Estados Unidos, tornou-se um reino livre para as corporações. O Governo Federal não estava em posição de detê-los, portanto, o fardo do caos recaiu sobre os governos regionais e municipais quando eles encontraram uma nova onda de violência capitalista e extorsão na forma de subornos corporativos, corrupção adicional de funcionários do governo e, milícias guerreando nas ruas, junto com picos drásticos no crime organizado e na filiação a gangues, empobrecimento generalizado e desemprego e, no caso dos EUA e do Reino Unido, perda massiva de receita devido à maioria dos cidadãos se tornar nômades ou simplesmente não declarar um SIN. Como muitas cidades e metrópoles foram transformadas em "zonas econômicas especiais" de fato, onde as corporações eram isentas de impostos, regulamentações e às vezes até da própria lei, o Corpo gradualmente começou a cooptar governos locais.
Prefeitos e governadores fantoches foram eleitos e leis locais foram postas em prática para beneficiar o corpo. Cidades como San Diego, Filadélfia, Belfast, Cingapura, Hiroshima e Yokohama são policiadas pela Arasaka Corporation, eles não aceitam dinheiro em troca, mas sim influência e poder nessas cidades. No caso de Night City, a cidade inteira foi financiada pelas Corporações, para que eles pudessem ter um pedaço de terra que pudessem chamar de seu e agir com impunidade. A subsequente privatização em massa do que era uma empresa pública dentro dessas cidades começou e muitos foram impotente para pará-lo. Um lugar como Night City está completamente sob controle de Arasaka, já que eles o usaram em seu próprio benefício. A sede das corporações por poder, recursos e capital não se limitava a simples táticas de operações especiais executadas por operativos secretos. As corporações iriam financiar guerras em grande escala umas contra as outras, a fim de atingir seus objetivos e ambiciosos.
O desenvolvimento de novas tecnologias e situações mundiais durante os anos 1994 também tornou o período pós-crash um momento chave para o desenvolvimento de novas empresas. O capital de risco era escasso na esteira da turbulência econômica, mas ainda havia investidores suficientes que sobreviveram ao colapso e até aproveitaram para injetar fundos em algumas indústrias nascentes promissoras, como cibertecnologia, biotecnologia, contratos militares independentes e tecnologia, inteligência artificial e tecnologia de rede, e assim por diante. A confusão econômica geral dos anos de 2016 a XNUMX aumentou à medida que essas novas empresas foram incorporadas e tentaram estabelecer bases e reivindicar sua reivindicação na nova ordem.
Entrada de banco de dados (2077)
CorporaçõesNa segunda metade do século 21, as corporações são gigantes financeiras internacionais - megacorporações. Eles têm seus próprios objetivos políticos, mesmo travando conflitos mais ou menos abertos contra a concorrência. Não é exagero dizer que as corporações são o que moldam a realidade e a vida de uma pessoa comum. Basta dar uma olhada ao redor. Cada objeto em sua casa saiu de alguma linha de produção em uma fábrica pertencente a um dos megacorpos. Outro fornece eletricidade para sua casa, para que você possa assistir às notícias na TV em um canal de conglomerado de mídia, que por sua vez tem corporações como a maioria de seus acionistas. Tudo o que você bebe, até certo ponto o ar que você respira - tudo vem de preocupações globais. Mesmo que você felizmente não saiba disso, as corporações ainda influenciam todos os aspectos de sua vida. Eles estão ao seu alcance. Ah - esses dedos são cromados? Qual fabricante? Exatamente. [1]
Tipos de corporações
Mídia
"MediaCorps " são conglomerados gigantes que controlam as ondas de rádio em todo o mundo. Composto por milhares de emissoras de notícias, estúdios de entretenimento e editoras, eles garantem que apenas as notícias certas cheguem ao ar. Muitos analistas suspeitam que alguns dos maiores "MediaCorps" têm laços profundos com governos em todo o mundo e, se não sabem, é apenas uma questão de tempo até que saibam.
MediaCorpsCorp | Origem | Informação |
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Network News 54 | NUSA | O NN54 é um serviço de notícias 24 horas nos Estados Unidos, que ganhou o controle de várias redes de cabo menores e foi pioneiro no desenvolvimento em pequena escala de várias novas tecnologias de transmissão e produção. |
Nippon Network | Japão | NN é um serviço de notícias 24 horas em todo o Japão, que tem várias subsidiárias de mídia, que adquiriu ao comprar estúdios de entretenimento falidos. |
Diferentes sistemas de mídia | NUSA | O DMS é um serviço de notícias 24 horas que é o segundo maior dos EUA, atrás apenas do NN54. A DMS participou de uma joint venture para criar e distribuir os primeiros Braindances. |
World News Service | UK | WNS é um serviço de notícias que opera mundialmente, com base em Londres. O WNS mantém o controle do mundo, por todos os meios possíveis. Jornais e estações de notícias em todo o mundo pagam grandes quantias para receber histórias do WNS por meio da Rede WorldSat. |
Agricorps
Muitos "AgriBody"começaram como pequenas fazendas familiares que podem ter possuído alguns hectares de terras agrícolas, uma quantidade inexpressiva de gado e máquinas à beira do colapso. Após o colapso do mercado mundial e do colapso dos Estados Unidos, muitos "AgriCorps" abriu uma loja, enormes extensões de terra tornaram-se assoladas pela seca e estéreis e a fazenda da família estava praticamente encerrada. Tudo isso aconteceu em uma época em que as safras cultivadas a granel eram mais necessárias do que nunca. Algumas das maiores fazendas sobreviveram ao colapso e conseguiram comprar muitas terras férteis. Em 2020, 65% das terras agrícolas nos Estados Unidos pertenciam a corporações, muitas das quais produzindo CHOOH2, o biocombustível do futuro.
AgriBodyCorp | Origem | Informação |
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Akaromi BioCorp | Japão | Akaromi é uma grande empresa agrícola que exporta principalmente alimentos sintéticos e arroz. A maior parte de seus negócios é realizada no Japão, fornecendo alimentos na forma de peixe, arroz e várias carnes raras. |
ConAg | NUSA | A Consolidated Agriculture tem fornecido ao mundo produtos alimentares de qualidade para o resto dos Estados Unidos e outros países por muitos anos após o colapso. |
Petrochem | NUSA | A Petrochem, anteriormente Parker Petrochemicals, é a maior produtora de CHOOH2 nos Estados Unidos. Eles também são responsáveis pela fabricação de muitos produtos agrícolas. |
SovOil | Rússia | Soviética World Oil Industries, é um dos 15 fabricantes em todo o mundo que têm licença para produzir CHOOH2, embora seu produto seja inferior aos outros. Sendo a empresa mais rica da União Soviética, usa seu poder econômico para manipular e, finalmente, controlar o governo soviético. |
Fabrico
"ManuCorps"foram os menos afetados pelo colapso. Enquanto o capitalismo existir, a indústria manufatureira ficará bem."ManuCorp " inspiradores pode variar de aeródinos, veículos, armas e armamentos, a brinquedos infantis, computadores, VR e AR, cibernética, robôs e muito mais. A gigante da segurança, Arasaka, começou na fabricação pesada no final de 1800, mesmo em 2020 eles mantiveram suas operações de fabricação e secretamente possuem muitas outras pequenas empresas.
ManuCorpCorp | Origem | Informação |
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Arasaka | Japão | A Arasaka começou originalmente na fabricação e é um dos três principais pilares do negócio. Suas armas e equipamentos são alguns dos mais soterrados do mundo. Eles são os maiores fabricantes e exportadores de produtos e ciberware japoneses do mundo. Seu principal produto de exportação é para os Estados Unidos, Europa e Ásia. |
EBM | Alemanha | Euro Business Machines, um fabricante de hardware de computador e um dos maiores empregadores do mundo. Computadores e eletrônicos são sua especialidade. |
IEC | Alemanha | A International Electric Corporation fabrica uma ampla gama de componentes menores, como motores, hardware, chips de computador, que fornece a outras empresas. Negocia muito em instalações espaciais. |
Kang tao | China | Kang Tao passou de uma pequena empresa falida a uma grande corporação em 20 anos, devido às exportações do CEO e ao financiamento constante do governo. Kang Tao em 2077 agora está competindo com os maiores gigantes da indústria de cães, como Arasaka e Tsunami. |
Militech | NUSA | Militech, anteriormente Armatech-Luccessi, é um gigante militar-industrial de armas. Normalmente conhecida como a maior manufatura de armas do mundo. |
Mitsubishi-Sugo | Japão | Uma subsidiária da Mitsubishi, esta fusão entre dois fabricantes de veículos corporativos lida principalmente com o SDF. Os veículos fabricados variam de tanques, veículos blindados e ACPAs. |
SegAtari | Japão | SegAtari, ou Segotari, é uma empresa líder nos mercados de jogos, humanóides robóticos e fabricação de armas em todo o mundo. |
Sistemas de defesa contra tsunami | Japão | Tsunami é um fabricante de armas de primeira linha com sede em Osaka. Originalmente forneciam apenas para a Agência de Polícia Nacional do Japão e a SDF, agora exportam algumas das melhores armas do mundo, muito procuradas por muitas pessoas. Ele rivaliza com o Arasaka há décadas, com suas armas de alta qualidade. Tsunami nos dias de hoje continua a fazer armas modelo para Solos do futuro. |
Computação
"CyberBody"são necessários para a vida moderna no mundo do cyberpunk, já que quase tudo gira em torno de algum tipo de computador. Com a disponibilidade de tecnologia mais avançada, bem como o surgimento da Internet, as corporações de tecnologia consolidaram seu lugar na sociedade moderna. hacker famoso Vingança Bartmoss publicou dois catálogos de software e hardware para uso no mundo Cyberpunk.
CyberCorpCorp | Origem | Informação |
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Akari Heavy Industries | Japão | Akari Heavy Industries é um desenvolvedor de software e grande investidor corporativo de corpos menores. Embora a maior parte de seus negócios venha da aquisição de ativos de outras empresas por meio da compra de empresas falidas, seu software é o negócio mais amplamente conhecido. |
Euro Business Machines | Alemanha | A EBM se generaliza na fabricação de produtos de informática, tecnologia da informação e eletrônicos. Seu software é muito popular na União Europeia. |
IEC | Alemanha | A IEC lida principalmente com software cibernético, mas também tem uma subsidiária com foco em engenharia de software. |
Microtech | NUSA | Microtech é um padrão da indústria em estações de trabalho e computadores mainframe nos Estados Unidos. |
Zetatech | NUSA | A Zetatech era originalmente uma pequena empresa do Vale do Silício. Especializada em hardware, software e design de wetware, a empresa estava entre os principais fornecedores de processadores neurais, microchips e robótica do mercado americano. Em 2077, eles também fabricaram helicópteros aeródinos e drones de segurança, combate e utilitários são atualmente seus produtos mais conhecidos. |
Aumentos
Assim como o mundo da computação, o aumento, seja ele mecânico ou biológico, está na vanguarda do mundo Cyberpunk e as corporações que ajudam a desenvolver esse campo são conhecidas como "BioCorps", produzindo e desenvolvendo de tudo, desde tecnologias Bioware, Cyberware, Nanotech e Biosculpting a culturas OGM, biocombustíveis, células cultivadas e órgãos e tecidos de tubos de ensaio.
BioCorpCorp | Origem | Informação |
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Robótica Adrek | NUSA | Adrek Robotics e Arasaka são atualmente rivais amargos. A Adrek lida com tecnologia de ciberware e usou o dinheiro que recebeu de casos de violação de direitos autorais para financiar seus vários projetos. |
Akagi Systems Incorporated | Japão | Akagi System Incorporated é uma pequena empresa que fabrica ciberware na Ásia. No entanto, seu negócio está morrendo e eles correm o risco de falência. |
Bakumatsu Chipmasters | Japão | A Bakumatsu é uma empresa especializada em chips de Cyberware de idiomas vendidos em todas as regiões do Japão. Muitas empresas utilizam esses chips quando se comunicam na Ásia, principalmente no Japão. |
Biotechnica | Itália | A biotécnica é especializada em plantações geneticamente modificadas, mais especificamente grãos e desenvolveu uma patente sobre uma nova espécie de trigo OGM conhecida como V. Megasuavis, o ingrediente chave na produção de CHOOH2 o suposto "combustível do futuro". |
Cyphire Cyberware | France | Cyphire é uma subsidiária e outra desenvolvedora da tecnologia Cyberaudio e colaboradora da Dakai Soundsystems. |
Dakai Soundsystems | Japão | Dakai é um conhecido desenvolvedor de tecnologias Cyberaudio para a indústria musical. Muitos artistas utilizarão seus produtos para ganhar credibilidade na indústria. |
Dynalar Technologies | NUSA | Dynalar é um fabricante de ciberware bem conhecido nos Estados Unidos. |
IEC | Alemanha | A IEC é a maior desenvolvedora de cibernética do mundo. |
Tecnologia Kenjiri | Japão | Kenjiri lida com muitos dispositivos de tecnologia que são vendidos no Japão. Mais notável foi sua fusão com a Kiroshi. |
Óticas Kiroshi | Japão | Kiroshi é líder da indústria em design e fabricação de ótica e detém o monopólio do mercado de ótica cibernética. Kiroshi negocia em todo o mundo e a maioria das pessoas que utilizam ótica estão usando Kiroshi. É um produtor de implantes cibernéticos e scanners de alta qualidade, mas a empresa também investe pesadamente em programas orbitais na Ásia e nas Américas. |
Microcibernética Raven | Night City | A Raven foi fundada na cidade-estado de Night City e atua no segmento de tecnologia Cyberware. |
Forças Armadas
"ArmaCorps"prosperar no mundo extremamente perigoso do Cyberpunk, o crime é galopante, as forças policiais modernas são ineficazes e as empresas de segurança são tão letais e tão organizadas quanto o exército de uma nação. Longe vão os dias do policial que patrulha um shopping à espreita de alguns punks menores de idade, agora uma equipe de segurança é uma unidade coesa, implantando um pequeno arsenal e disposta a atirar primeiro e fazer perguntas depois. As roupas de mercenário se tornaram muito mais comuns, com muitos bem financiados e chefiados por respeitados veteranos de guerra
ArmaCorpCorp | Origem | Informação |
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Arasaka | Japão | A Arasaka é a Armacorp líder mundial, especializada em contratação de polícia, segurança pessoal e corporativa e serviços de consultoria de segurança, sem mencionar o escopo de seus investimentos em manufatura militar-industrial, junto com sua divisão interna de contabilidade. Eles também são facilmente distinguíveis de seus contemporâneos por meio de seus uniformes vestidos de preto e logotipo revelador. Arasaka é uma das corporações mais influentes do planeta e detém muito controle sobre muitos governos. |
Lázaro | NUSA | O Lazarus Group é especializado em contratação de paramilitares e é composto por veteranos e pessoal do Conflito da América Central. é uma força mercenária versátil, fornecendo soldados e agentes especiais para contratar pessoas ou organizações que não têm os recursos, necessidade ou tempo para construir e manter uma força armada própria em tempo integral. |
Militech | NUSA | Militech especializada na fabricação de armamentos e equipamentos militares que também atua na contratação de paramilitares e policiais. Não são tão grandes quanto seus concorrentes, mas sua presença pode ser sentida nos Estados Unidos. Depois de ser nacionalizado, muitos de seus membros foram incorporados ao Ministro da Defesa dos Estados Unidos. |
Serviços
No mundo do Cyberpunk, existem muitas empresas que trabalharão para você, o cliente, em vez de fabricar ou desenvolver novos produtos, essas empresas estão no mercado para servir.
Corp | Origem | Informação |
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InfoComp | NUSA | InfoComp é um corretor de informações que usa os melhores detetives particulares para desenterrar sujeira para um cliente. |
Merrill, Asukaga e Finch | NUSA | |
Ar Orbital | Quênia | A Orbital Air é especializada no transporte de cargas e passageiros para a órbita terrestre. O Orbital Air pode ser encontrado em quase todos os continentes, com várias instalações espaciais em órbita baixa. Os seus aviões espaciais são na sua maioria fabricados e propriedade deles, no entanto a JAB e a ESA fabricam os seus próprios e são usados quando viajam para os seus respectivos territórios. |
R.E.O. Meatwagon | EUA | REO é um competidor do Trauma Team que lida principalmente com cadáveres, ao invés de ajudar os vivos. |
Confirmação de Presença | France | RSVP são guarda-costas especialmente treinados que operam principalmente em países europeus. |
Trauma Team International | NUSA | TTI é paramédicos especializados que matam qualquer coisa em seu caminho para ajudar seu cliente ferido. |
Rede de Comunicações WorldSat | France | WCN é o monopólio corporativo de comunicações via satélite em grande escala com sede em Paris, França. É uma das maiores empresas que a Europa tem a oferecer. |
Bancário
Dinheiro significa tudo no mundo do Cyberpunk. Os bancos aumentaram em grande variedade, prometendo proteger o dinheiro de seus climas. Eurodólares é a moeda mais comum disponível, no entanto, existem outras moedas: o novo iene. Muitas vezes, esses bancos terão exércitos privados ou contratados para serviços de segurança de outras empresas.
Corp | Origem | Informação |
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Arasaka | Japão | O Arasaka Bank não é amplamente visível para o público porque tende a lidar exclusivamente com contas corporativas e comerciais. O Banco Arasaka é frequentemente atribuído ao sucesso da empresa e é um dos três principais pilares. Lida com empréstimos e investimentos, mas lida com algumas contas pessoais, incluindo as da família Arasaka e vários empresários ricos, celebridades e políticos de todo o mundo. |
EuroBank | France | O Banco Europeu é a base para a maioria das transações financeiras diárias em todo o mundo. |
Fujiwara | Japão | Fujiwara é um dos figurões do mundo financeiro. Este é um banco principal, uma das características de um grupo empresarial japonês. |
Meiji Sumitomo | Japão | Meji Sumitomo é uma grande firma bancária que opera principalmente na Ásia. |
Guerras corporativas
No mundo do Cyberpunk, as corporações agem com quase impunidade. Espionagem e segredos comerciais ainda são uma ameaça para as corporações, no entanto, o comportamento criminoso é mais provável de ser usado para executá-los. Tudo, desde chantagem, extorsão e sequestro é usado, no entanto, nos anos mais recentes isso resultou em conflito armado em grande escala.
Tem havido muitas guerras entre as corporações, geralmente em menor escala e tratadas com rapidez. No entanto, houve quatro conflitos principais, conhecidos como guerras corporativas, que abalaram o mundo inteiro.
Primeira Guerra Corporativa
Artigo principal: Primeira Guerra CorporativaA primeira guerra corporativa foi travada pela falência da empresa Transworld Air, que no final de 2004 recusou uma compra da EBM para aceitar uma oferta da Orbital Air. Indignado, EBM retaliou com um sequestro fracassado, que resultou na morte da equipe de negociação Orbital / Transworld. As duas corporações lutaram com escaramuças esporádicas e de pequena escala. O conflito resultante durou até o início de 2006, quando o CEO da EBMs se rendeu após um ataque a seu complexo.
Segunda Guerra Corporativa
Artigo principal: Segunda Guerra CorporativaA segunda guerra corporativa foi travada entre as duas gigantes de recursos, Petrochem e SovOil. Em 2008, as duas empresas lutaram pelos campos de petróleo no mar do sul da China, com a Petrochem acusando a SovOil de destruir uma de suas plataformas de petróleo offshore. Em semanas, 75% de todas as plataformas offshore de ambos os lados do conflito foram destruídas e os incêndios offshore duraram semanas a fio. O conflito passou de ataques de precisão a plataformas de petróleo para ferozes guerras de curto alcance nas várias ilhas do mar do sul da China. Após dois anos de luta, a Petrochem recuou e abandonou a região.
Terceira Guerra Corporativa
Artigo principal: Terceira Guerra CorporativaCom início em fevereiro de 2016 e término em 17 de abril, a Terceira Guerra Corporativa foi um grande conflito corporativo travado na NET.
Quarta Guerra Corporativa
Artigo principal: Quarta Guerra CorporativaA Quarta Guerra Corporativa foi a principal característica dos dois livros Firestorm Source / Adventure. Um terceiro livro foi planejado, mas foi incorporado ao Cyberpunk V3.0. Os eventos da Quarta Guerra Corporativa não são claros, pois o criador Mike Pondsmith afirmou que certos eventos foram retirados e desconsiderados. O conflito ocorreu entre os gigantes Arasaka e Militech.
- Várias empresas são baseadas em empresas reais, como a Porsche ou a Mitsubishi. Eles eram mais comuns no Cyberpunk 2013 e Cyberpunk 2020, mas devido a razões legais, alguns foram alterados no Cyberpunk RED e são muito menos comuns no Cyberpunk 2077. [2]
- ↑ CD Projekt RED. Cyberpunk 2077. Videogame, multiplataforma. Polônia, CD Projekt SA, 2020.
- ↑ J Gray on Discord - "Sim. Mudamos várias armas em Never Fade Away para usar em marcas mundiais e não marcas do mundo real. Você não pode se safar com essas coisas tanto quanto antes."