convocar é uma opção de menu de comando usada para ativar a mecânica de jogo de convocar aliados para ajudá-lo no combate em Kingdom Hearts e sua versão Final Mix. Ele foi originalmente listado no menu Magic, a versão 1.5 ReMIX o moveu para o quarto slot no menu (com as opções sendo movidas para o espaço de Comando de Reação). A convocação requer um grupo completo consistindo do personagem do jogador (Sora) e dois membros conscientes do grupo, ele também deve estar de pé e precisa do MP necessário para cada convocação específica.
Todas as invocações (exceto uma) substituem os membros ativos do grupo até que o tempo se esgote. O tempo de invocação pode ser encontrado multiplicando seu MP (igual ao MP máximo de Sora + o número de membros do grupo com a habilidade Cheer equipada) por 5 (Bambi e Dumbo) ou 8.3 (Simba, Genie, Mushu). Usar ataques de invocação custa MP ou faz com que seu cronômetro seja reduzido mais rapidamente. Quando seu tempo se esgota, eles se retiram automaticamente, embora também possam ser dispensados prematuramente. Cada feitiço de invocação só pode ser usado uma vez por batalha. A invocação também é desativada nas lutas de arena do Olympus Coliseum e não pode ser usada fora do combate. Você também não pode sair de uma área enquanto uma convocação ainda estiver ativa.
As invocações são adquiridas principalmente pela entrega de joias de invocação para a Fada Madrinha na casa de Merlin. As gemas de invocação são a forma cristalizada de um dos habitantes de um mundo consumido pelos Heartless, aos quais eles 'sobreviveram' graças à força de seus corações. A Fada Madrinha usa sua magia para restaurar suas formas espirituais e liberar seus poderes, tornando as criaturas de invocação disponíveis. A magia dela pode restaurar o espírito deles, permitindo que Sora os chame em seu auxílio na batalha. De um total de seis invocações, dois realmente se juntam a você por vontade própria após completarem seu mundo.
Note que em um uso prático as invocações ofensivas são geralmente inúteis do início ao meio do jogo, devido a como seu dano e limite de tempo estão diretamente ligados ao MP máximo de Sora. À medida que sua capacidade se torna muito maior graças ao aumento de slots para acessórios e melhores acessórios e armas, o mesmo acontece com sua produção de dano direto para invocações a ponto de poderem destruir Heartless não-chefes em segundos.
Conteúdo
Convocação
Simba
cobrar | Dano |
---|---|
1 | 22 + (MP máx. X 2) |
2 | 24 + (MP máx. X 2) |
3 | 26 + (MP máx. X 2) |
4 | 28 + (MP máx. X 2) |
5 | 300% + (MP máx. X 5) |
Simba é a primeira convocação adquirida transformando a Gema do Brilho da Terra que você recebeu de Leon, depois de falar com ele em Traverse Town's Secret Waterway. Simba custa dois MP para invocar e usa o comando Charge Up, que, quando liberado, ativa o Proud Roar. O modo como Charge Up funciona é que você é forçado a ficar parado e esperar que a barra de carga do Simba se encha, conforme os flashes de luz no Keyblade. Ele pode carregar até no máximo cinco vezes, embora se você sofrer danos a qualquer momento durante o carregamento, ele será totalmente cancelado. Devido a isso, você provavelmente terá que encontrar um local fora do alcance dos inimigos ou se contentar com ataques parcialmente carregados. O nível máximo de carga de Simba também é a metade de seu MP máximo, até cinco cargas (então você precisa de dez MP para usá-lo ao máximo).
Proud Roar tem um fator de equilíbrio, primeiro de tudo ele atinge todos os inimigos em todo o mapa, não importa o que aconteça, tornando-o extremamente útil quando oprimido. Em segundo lugar, é capaz de causar danos imensos se você conseguir carregar totalmente o ataque. Com uma a duas cargas ele não causa efeitos especiais, com três a quatro ele tem um efeito crítico e também pode atordoar os inimigos, com carga máxima ele muda para o elemento de gravidade para causar uma quantidade imensa de dano. Devido à forma como a gravidade funciona, ela afeta uma porcentagem do HP atual dos inimigos e, devido ao alto número, você pode causar uma quantidade obscena de danos a chefes no final do jogo, mesmo se eles forem altamente resistentes graças aos seus altos números de HP. A invocação de Simba também não cancela automaticamente se seu MP chegar a zero enquanto você ainda estiver usando Charge Up.
O Final Mix também mudou o custo de MP do Proud Roar de um para dois MP.
Gênio
Ataque | Dano |
---|---|
Esfera vermelha / azul | 10 + (MP máx. X 2) |
Esfera amarela | 2 + (MP máx. X 2) |
trovão | 14 + (MP máx. X 2) |
Gravidade | 20% + (MP máx. X 5) |
Parar | (Em segundos) 2 + (MP máx.) |
Genie é a segunda invocação adquirida, logo após selar o buraco da fechadura em Agrabah. Ele se junta a Sora e seus amigos como um favor a Aladdin para tentar ajudar a encontrar Jasmine. Ele custa dois MP para invocar e ataca por meio do comando Showtime, que custa um MP. O Showtime só está disponível usando o lock-on, que, quando usado, vira o retículo na direção do rosto de Genie, que então aparece em todos os inimigos ao alcance. Usá-lo faz com que Genie lance rapidamente um número contínuo de feitiços variados, incluindo um único raio de Trovão, Gravidade, Parada e três tipos diferentes de esferas de energia. O tipo amarelo atordoa os inimigos, os azuis são disparados cinco vezes e os vermelhos não têm nenhum efeito especial.
Genie funciona melhor quando usado contra grupos maiores de Heartless, atacando todos eles aleatoriamente com sua variedade selvagem de diferentes feitiços.
Bambi
Bambi é uma invocação opcional que é adquirida após a entrega da gema Naturespark, recebida automaticamente após completar o minijogo Pooh's Hunny Hunt em 100 Acre Wood. Ele custa apenas um MP para invocar e é o primeiro invocar sem capacidades ofensivas. Em vez disso, Bambi seguirá Sora e se movimentará pela área, gerando orbs MP repetidamente por toda a sua duração. As esferas descartadas dependem de seu MP máximo, com quatro ou menos gerando apenas esferas pequenas, cinco ou seis gerando pequenas e grandes, e sete ou mais gerando apenas esferas grandes. Bambi é principalmente útil para ser capaz de saturar o inimigo com feitiços mágicos, tornando-o de uso limitado contra chefes (e inimigos) resistentes a feitiços. O ímã do tesouro é quase obrigatório para poder continuar atacando sem ter que pegar os orbs o tempo todo.
Ele também possui uma função secundária através do medidor de carga azul, que se enche a cada seis inimigos derrotados. Toda vez que isso acontecer, Bambi deixará cair um item de cura de qualidade crescente e, pela segunda e terceira vezes, ele pode soltar materiais de síntese. Quaisquer medidores preenchidos subsequentemente produzem o mesmo resultado que o terceiro. Os materiais de síntese são únicos para cada mundo, tornando-os uma via possível para cultivá-los.
Observe que o número necessário de inimigos deve ser abatido em uma única área, pois você não pode se mover para outra enquanto Bambi ainda é convocado. Devido a isso, o número real de locais é limitado, e também depende se você já completou Hollow Bastion, já que isso muda drasticamente todos os spawns e composições inimigas. Notavelmente, a área dos Mundos Vinculados do Fim dos Mundos não produz mais inimigos suficientes se você concluí-la e entrar no Descanso Final.
Mundo | Área (s) | Itens por carga (chance) |
---|---|---|
Traverse Town | Segundo Distrito, Loja Gizmo, Terceiro Distrito | 1º: Hi-Potion (100%) 2º: Éter (100%), Fragmento de Chama (40%) 3º: Mega-Poção (100%), Fragmento de Chama (60%), Gema de Chama (30%) |
País das maravilhas | Sala Bizarra, Floresta de Lótus | 1º: Hi-Potion (100%) 2º: Éter (100%), Fragmento de Gelo (40%) 3º: Mega-Poção (100%), Fragmento de Gelo (60%), Gema de Gelo (30%) |
Selva Profunda | Acampamento, bosque de bambu, penhasco, casa na árvore | 1º: Hi-Potion (100%) 2º: Éter (100%), Fragmento do Trovão (40%) 3º: Mega-Poção (100%), Fragmento do Trovão (60%), Gema do Trovão (30%) |
Agrabah | Deserto, Salão, Sala do Tesouro | 1º: Hi-Potion (100%) 2º: Éter (100%), Fragmento Brilhante (40%) 3º: Mega-Poção (100%), Fragmento Brilhante (60%), Gema Brilhante (30%) |
Monstro | Câmara 5, Câmara 6 | 1º: Hi-Potion (100%) 2º: Éter (100%), Fragmento Lúcido (40%) 3º: Mega-Poção (100%), Lucid Shard (60%), Lucid Gem (30%) |
cidade do DIA das Bruxas | Cemitério, Colina do Luar, Ruínas da Mansão | 1ª: Mega-Poção (100%) 2º: Mega-Éter (100%), Fragmento de Energia (40%) 3º: Elixir (100%), Fragmento de Energia (60%), Gema de Energia (30%) |
Neverland | Espere, cabine do capitão, navio pirata | 1ª: Mega-Poção (100%) 2º: Mega-Éter (100%), Fragmento de Espírito (40%) 3º: Elixir (100%), Fragmento de Espírito (60%), Gema Espiritual (30%) |
Hollow Bastion | Hall de entrada, Grand Crest, Grand Hall | 1ª: Mega-Poção (100%) 2º: Mega-Éter (100%), Gema Lúcida (40%) 3º: Elixir (100%), Lucid Gem (60%), Lucid Crystal (30%) |
Fim do mundo | Mundos vinculados | 1º: Mega-Éter (100%) 2º: Elixir (100%), Fragmento de Mythril (40%) 3º: Megalixir (100%), Fragmento de Mythril (60%), Mythril (30%) |
Dumbo
Dumbo é uma invocação opcional adquirida ao girar a gema Watergleam que pode ser encontrada na área da boca de Monstro, após adquirir High Jump (após derrotar a Gaiola Parasita pela primeira vez). Ele custa três MP para invocar e concede a você o controle de Dumbo, enquanto Sora encolhe e reside na cabeça de Dumbo. Dumbo voa e pode ganhar ar (próximo à altura de Salto em Altura) para atingir inimigos aéreos, o que ele faz por meio do ataque 'Splash', jorrando uma rajada de água de seu tronco. A água tem a mesma propriedade elementar da Blizzard, o que a torna bastante ineficaz contra bosses devido às suas resistências inatas.
Ele causa dano igual à fórmula de 8 + (MP máx. X 2), que é bastante baixo. No entanto, atacar não custa MP, mas apenas drena a barra de Dumbo duas vezes mais rápido. Você também não precisa segurar o botão de ataque, pressionando-o uma vez irá ligá-lo até que você o desative novamente. Splash também ignora defesas como o escudo de um Defensor e pode atingir rapidamente vários inimigos. Um benefício para Dumbo é que Sora é invulnerável enquanto ele é convocado, mas ele tem pouco uso além de explodir grupos de Heartless de graça até que ele seja dispensado automaticamente.
Sininho
Sininho é o segundo personagem de invocação de suporte adquirido, e ela se junta ao seu grupo por conta própria após completar Neverland. Ela custa três MP para invocar e é geralmente considerada a mais útil graças ao seu poderoso conjunto de habilidades. Para começar, ela é a única invocação que não substitui nenhum membro do grupo, dando a você seus poderes benéficos sem nenhum custo prático além do MP para invocá-la. Em segundo lugar, ela cura cada membro do grupo um por um, a cada dois segundos ou mais, igual ao MP máximo de Sora, garantindo um fluxo constante de cura gratuita. Por último, ela faz isso indefinidamente até Sora 'morrer', momento em que ela instantaneamente o revive e vai embora. Devido à sua utilidade, ela é geralmente considerada obrigatória contra os chefes de final de jogo mais fortes.
Mushu
Mushu é a última invocação adquirida após levar a gema Fireglow deixada por Dragon Maleficent para a Fada Madrinha. Ele custa três MP para invocar e, como Dumbo, é o único outro invocação para desabilitar o ataque pessoal de Sora, ao invés de fazer você atacar os inimigos através de seu ataque 'Fire Breath'. Como Splash, Fire Breath causa dano elemental de fogo, tornando-o bastante inútil contra bosses. Ele também causa menos dano (4 + (MP máx. X 2), não pode atingir mais de um alvo por vez e não pode contornar as defesas como o escudo do Defensor mencionado anteriormente. Ele compensa isso por apresentar uma taxa de tiro muito maior e, portanto, a saída de danos.
Cada bola de fogo custa 0.06 MP, o que equivale ao MP de Mushu drenando cerca de duas vezes mais rápido quando o ataque é usado continuamente. As bolas de fogo farão um arco e tentarão atingir inimigos em movimento e aéreos, mas você precisa de alguma distância para atingir os inimigos com precisão, assim como o feitiço de Fogo normal. A distância extra também ajuda a fugir dos inimigos, pois o ataque exige que você fique parado.
Por trás das cenas
O personagem Bahamut de Final Fantasy também foi planejado para ser uma convocação, de acordo com a opção "Bahamut" acessível no submenu Convocar se o jogo for editado com um dispositivo de trapaça. Selecioná-lo não faz nada, no entanto, exceto travar o jogo. [1]
- ↑ Kingdom Hearts, Unused Summon no Cutting Room Floor
Modelo: Navbox kh1
Área (s) mundial (is) Itens por carga (chance) Traverse Town, segundo distrito, Gizmo Shop, terceiro distrito, primeiro: Hi-Potion (1%)2º: Éter (100%), Fragmento de Chama (40%)
3ª: Mega-Poção (100%), Fragmento de Chama (60%), Gema de Chama (30%) Quarto Bizarro do País das Maravilhas, Floresta de Lótus 1ª: Hi-Poção (100%)
2º: Éter (100%), Fragmento de Gelo (40%)
3º: Mega-Poção (100%), Fragmento de Gelo (60%), Gema de Gelo (30%) Deep Jungle Camp, Bamboo Thicket, Cliff, Treehouse 1st: Hi-Potion (100%)
2º: Éter (100%), Fragmento do Trovão (40%)
3ª: Mega-Poção (100%), Fragmento de Trovão (60%), Gema do Trovão (30%) Deserto de Agrabah, Salão, Sala do Tesouro 1ª: Hi-Poção (100%)
2º: Éter (100%), Fragmento Brilhante (40%)
3ª: Mega-Poção (100%), Fragmento Brilhante (60%), Gema Brilhante (30%) Câmara 5 do Monstro, Câmara 6 1ª: Poção Alta (100%)
2º: Éter (100%), Fragmento Lúcido (40%)
3º: Mega-Poção (100%), Fragmento Lúcido (60%), Gema Lúcida (30%) Cemitério da Cidade do Halloween, Colina do Luar, Ruínas da Mansão 1º: Mega-Poção (100%)
2º: Mega-Éter (100%), Fragmento de Energia (40%)
3º: Elixir (100%), Fragmento de Poder (60%), Gema de Poder (30%) Fortaleza Neverland, Cabine do Capitão, Navio Pirata 1º: Mega-Poção (100%)
2º: Mega-Éter (100%), Fragmento de Espírito (40%)
3º: Elixir (100%), Fragmento de Espírito (60%), Gema Espiritual (30%) Hall de Entrada de Hollow Bastion, Grande Crista, Grande Salão 1º: Mega-Poção (100%)
2º: Mega-Éter (100%), Gema Lúcida (40%)
3º: Elixir (100%), Gema Lúcida (60%), Cristal Lúcido (30%) Fim do Mundo Mundos Ligados 1º: Mega-Éter (100%)
2º: Elixir (100%), Fragmento de Mythril (40%)
3º: Megalixir (100%), Fragmento de Mythril (60%), Mythril (30%)