Este artigo é sobre um transtorno de personalidade. Para um quickhack no Cyberpunk 2077, consulte Cyberpsychosis (quickhack). |
Ciberpsicose é uma doença mental, especificamente um transtorno dissociativo, causado por uma sobrecarga de aumentos cibernéticos no corpo.
Conteúdo
- Fundo 1
- 2 Registro e terapia
- 3 Entrada de banco de dados (2077)
- 4 ciberpsicos notáveis
- 4.1 Cyberpunk 2020
- 4.2 Cyberpunk 2077
- 5
- 6
Contexto
Aqueles que sofrem de ciberpsicose são conhecidos como ciberpsicos, aqueles que têm tendências psicopáticas existentes, intensificadas pela cibernética e, como resultado, perderam seu senso de identidade como pessoa, para si próprios ou para os outros. Eles passam a ver as pessoas normais e outras coisas vivas como fracas e inferiores. Com suas habilidades físicas aprimoradas e total desrespeito pela vida, os cyberpsychos são extremamente perigosos para qualquer pessoa que cruze seu caminho. A cibersicose pode afetar qualquer pessoa modificada pela cibernética, mas quanto menos empática ou psicologicamente instável uma pessoa for, mais suscetível ela será a ela. [1]
Não há cura real, embora o tratamento esteja disponível (veja abaixo). Os efeitos são cumulativos. É improvável que uma única mão cibernética cause ciberpsicose, mas a substituição de todos os quatro membros e de ambos os olhos provavelmente começará a descer a ladeira escorregadia para a loucura.
Os sintomas da ciberpsicose são graduais, variando da decadência da autopreservação, distanciamento ou desconsideração de amigos e familiares e explosões ou atos pobres ou impulsivos. Eles passam a se identificar mais com as máquinas do que com as pessoas, e param de fazer coisas que antes lhes davam prazer (comer, dormir, socializar, sexo, etc). Eventualmente, as interações humanas tornam-se irritantes e, em seguida, a irritação se transforma em desprezo e, finalmente, violência. [2] Nem todos os cyberpsychos são fisicamente violentos. Alguns têm personalidades fragmentadas, alguns são cleptomaníacos, outros são mentirosos compulsivos. Mas a violência contra coisas vivas, especialmente pessoas, é mais comum. [3]
A ciberpsicose se tornou um grande problema no mundo saturado de tecnologia do Cyberpunk. Na verdade, é bastante comum em muitos boostergangs, embora bastante raro na sociedade educada. Os departamentos de polícia têm unidades fortemente armadas e blindadas, chamadas esquadrões psicopatas, que se especializam em subjugar ou matar ciberpsicós.
A propósito, o governo (e as empresas) não vão esperar que você chegue ao limite. É bastante comum que governos ou corporações (que geralmente são o governo de fato) rastreiem pessoas que instalam muitos softwares virtuais. Esta é outra razão pela qual os ripperdocs existem; nem todo mundo quer estar na lista de vigilância do governo para ciberpsicose.
Em 2077, a ocorrência de ciberpsicose havia diminuído acentuadamente devido aos avanços médicos e de implantes, mas as pessoas ainda sucumbiam a ela todos os dias. Praticamente nenhum sobreviveu a qualquer encontro com a polícia, que geralmente aplicou um poder de fogo avassalador para abafar a ameaça, independentemente das circunstâncias, uma tática que resultou em mortes colaterais de civis. Um medicamento caro chamado baloperidol era um tratamento comum para indivíduos que se acreditava estar à beira da ciberpsicose, mas sua eficácia era questionável. A prática padrão para empresas que descobriram que um dos seus estava se tornando ciberpsicótico era isolá-los do público e esperar que uma equipe médica corporativa os sedasse e os transportasse para um retiro terapêutico, mas sem o conhecimento das vítimas, essas equipes médicas eram realmente esquadrões de ataque. [4]
Registro e terapia
As pessoas que estão perto do limite são educadamente solicitadas (isto é, obrigadas) a se registrar como tal. Um cyberpsycho registrado está em algo semelhante à liberdade condicional. Eles devem comparecer a sessões periódicas de terapia para mantê-los humanos. Eles têm implantes para monitorar sua atividade. Desde que não façam nada perigoso, eles podem viver suas vidas normalmente.
Um cyberpsycho que ultrapassa os limites costuma ser morto de imediato. Os ciberpsicos geralmente têm hardware implantado suficiente para causar danos significativos e são uma ameaça para qualquer pessoa que encontrarem. A maioria dos departamentos de polícia não se esforça para arriscar a vida das pessoas tentando pegar o psicopata com vida.
Mas se o psicopata puder ser subjugado, ele será amarrado e toda a sua cibernética desativada. Eles são levados à força para um braindance personalizado, em que um ciberpsicólogo (às vezes chamado de psicopatologia) tenta reconstituir sua personalidade.
Ao longo de semanas ou meses, o cyberpsycho gradualmente recupera sua humanidade. Eles podem até mesmo se tornar humanos o suficiente para instalar a cibernética novamente (supondo que não estejam na prisão por crimes cometidos em sua violência). Mas eles nunca são realmente os mesmos novamente. O dano mental causado pela ciberpsicose mudará aspectos de sua personalidade e os acompanhará por toda a vida.
Entrada de banco de dados (2077)
Como os médicos da Trauma Team definem, ciberpsicose é um termo coletivo para todos os transtornos de personalidade psicóticos e relacionados à ansiedade causados por hardware implantado no corpo e todo e qualquer mods comportamentais, incluindo software. Todos nós conhecemos alguém cujo vizinho levou o cromo um pouco longe demais, um dia saiu de casa com uma arma e abriu fogo contra uma multidão. Ou talvez o dito vizinho não quisesse expor a crença de um bom estripador, então eles começaram a ter pesadelos e a ouvir vozes assim que os bloqueadores hormonais foram colocados, e então perderam o controle. Alguns chamam a ciberpsicose de uma doença causada pela desigualdade social. Outros dizem que é o preço a ser pago por um amor doentio pela tecnologia. Outros ainda acham que é uma besteira completa. Isto é, até que seja seu vizinho atirando no capô e seus dedos discando MaxTac. [4]Ciberpsicos notáveis
cyberpunk 2020
- Cyrus "The Grim Reaper" McKormick - quarterback do futebol americano
cyberpunk 2077
- Ellis Carter - segurança do Totentanz, membro do Maelstrom e amigo de Brick
- Zaria Hughes - membro do Maelstrom
- Norio Akuhara - Ex-membro do Tyger Claws
- Anna Nox - Membro do Mox
- Tenente Mower - soldado Militech
- Tenente Rory (anteriormente) - oficial MaxTac e cyberpsycho recondicionado
- Na missão Cyberpsycho Sighting: Bloody Ritual, é revelado que as mulheres são mais resistentes aos efeitos da cyberspychose do que os homens.
- ↑ PONDSMITH, M. Cyberpunk RED Corebook. 1ª ed., Kenmore, WA, R. Talsorian Games, 2020. (pág. 108-109,)
- ↑ PONDSMITH, M. Cyberpunk 2013. 1ª ed., Berkeley, CA, R. Talsorian Games, 1988.
- ↑ PONDSMITH, M. Cyberpunk 2020 Corebook. 2ª ed., Berkeley, CA, R. Talsorian Games, 1990.
- ↑ 4.0 4.1 CD Projekt RED. Cyberpunk 2077. Videogame, multiplataforma. Polônia, CD Projekt SA, 2020.